Skip to content

Svetlana! Svetlana! de Dan Kitrosser

  • Review
  • 3 min read

Svetlana! Svetlana! é um podcast criado pelo dramaturgo Dan Kitrosser que investiga a vida agitada da filha de Joseph Stalin, Svetlana Iosifovna Alliluyeva. O podcast tem um ritmo casual e algumas vezes imprevisível que alguns podem achar incômodo, enquanto outros podem considerá-lo libertador e agradável. Eu gostei tanto de aprender sobre a história da Svetlana que vim aqui escrever um pouco sobre esse podcast que acabou essa semana.

Svetlana! Svetlana! faz parte de uma tendência de podcasts narrativos criativos e independentes que se assemelham aos populares livros de não ficção do passado e são parcialmente apoiados pela iHeartMedia. Eles contam a história real de uma pessoa, nesse caso Svetlana, filha de Joseph Stalin, e abre a vida dela através dos episódios.

Pessoalmente, gosto bastante de acompanhar a vida de pessoas interessantes dessa forma. Cada episódio se transforma num capítulo da vida dessa pessoa e eu posso acompanhar a cada semana. Além do que eu tenho certeza de que nunca leria um livro sobre esse tema, então o podcast resolve toda a minha curiosidade de forma passiva.

Em Svetlana! Svetlana!, Dan Kitrosser conta tudo que ele sabe sobre a vida de Svetlana Iosifovna Alliluyeva. Ele tem um interesse fora do comum por ela e até escreveu uma peça de teatro sobre a mesma. Dessa forma, ele acaba sendo a melhor pessoa possível para narrar a vida dramática da filha de Stalin. Claro que ele faz isso seguindo o que ele acredita ser a melhor forma de fazer isso e a sua personalidade quase imprevisível aparece bem pelos episódios.

Svetlana Alliluyeva, que também foi conhecida como Lana Peters, era filha do líder da União Soviética, Joseph Stalin. Ela nasceu em 28 de fevereiro de 1926, em Moscou, na Rússia. Alliluyeva era a caçula dos três filhos de Stalin e cresceu na turbulência política e no terror do regime de Stalin.

Em 1967, Svetlana, filha de Joseph Stalin, cruzou a Cortina de Ferro com um livro de memórias secreto em mãos e chegou à América, tornando-se a mais famosa desertora da Guerra Fria. Aos 40 anos, ela deixou para trás a sua vida na União Soviética em busca de um novo começo no Ocidente e uma chance de finalmente compartilhar a sua história.

No entanto, sua jornada foi repleta de reviravoltas inesperadas. Em vez do novo começo que ela havia imaginado, ela se viu numa comuna controversa no deserto do Arizona projetada por Frank Lloyd Wright. Foi lá que ela experimentou um casamento turbulento que parecia ser ditado pelo destino e encontrou uma matriarca montenegrina com ambições de imortalidade.

E isso é apenas um pouco do muito que Svetlana! Svetlana! cobre da vida Svetlana Alliluyeva. Se você tem interesse em aprender um pouco sobre a filha de uma das pessoas mais importantes do século passado, esse podcast é para você como foi para mim.

Svetlana! Svetlana! de Dan Kitrosser

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.