Skip to content

Is This Scary? de Michael Jackson e Stephen King em Think Twice

  • música
  • 3 min read

“Is This Scary?” é o nome de um estranho curta-metragem criado por Michael Jackson e Stephen King no início dos anos noventa. A história tenta ser assustadora e mostra Michael Jackson como um homem numa mansão se protegendo de uma multidão furiosa que o acusa de assustar os seus filhos.

Aprendi sobre Is This Scary? de Michael Jackson e Stephen King essa semana ao escutar o podcast “Think Twice: Michael Jackson“. Nele Stephen King fala sobre como foi trabalhar com o projeto e eu achei essa história tão estranha que fui obrigado a pesquisar mais sobre o assunto, já que esse filme foi concebido antes de qualquer uma das acusações de abuso sexual terem sido feitas contra Michael Jackson.

Originalmente, “Is This Scary?” era para ser uma continuação espiritual para o vídeo de “Thriller” de Michael Jackson. Mas o cantor queria que tudo fosse ainda mais assustador. Foi aí que Stephen King entrou para o projeto. Aliás, na época, esse filme fazia parte de um acordo entre o cantor e a Paramount Pictures para promover o filme “Addams Family Values“, a continuação do filme da Família Addams que acabou sendo lançado em 1993. A ideia era a de filmar um curta-metragem na mansão da Família Addams com participações especiais de personagens para os fãs.

Como admirador do trabalho de Stephen King, Michael Jackson decidiu convidar o autor para tornar viável a sua visão. Como seria possível dizer não a uma pessoa do nível do cantor?

A ideia do filme era a de transmitir a mensagem que ser estranho não é ruim e que as pessoas que julgam os outros por serem diferentes fazem parte de uma mentalidade de rebanho. No filme, os atores insultaram Michael Jackson para fazê-lo reagir genuinamente, usando nomes ofensivos como “freak”. O objetivo deles era capturar a resposta emocional de Michael Jackson diante das câmeras.

Após diversas tentativas, o podcast apresenta apenas uma reação de Michael Jackson, mas o comentário exato que o provocou ainda é um mistério. Enfurecido, o cantor atacou na sua defesa, revelando um lado dele que o público não tinha visto antes.

Ouvindo essa filmagem, os apresentadores de “Think Twice” acharam incrível ouvir Michael Jackson reagindo de forma tão visceral àqueles que o ridicularizaram por ser diferente, mesmo sabendo que isso era parte de um filme. Isso permitiu ter uma perspectiva das suas emoções durante aquele período no início dos anos noventa.

Enquanto pesquisava sobre essa história, acabei descobrindo que Is This Scary? de Michael Jackson e Stephen King acabou sendo finalizado de forma um pouco diferente. O trabalho final foi lançado em Cannes, em 1996, e recebeu o nome de Michael Jackson’s Ghosts e acabou sendo usado para divulgar a música Blood on the Dance Floor: HIStory in the Mix.

Estou escutando o podcast Think Twice: Michael Jackson no Spotify e você pode clicar no link abaixo para escutar onde quiser.

Is This Scary? de Michael Jackson e Stephen King em Think Twice

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.