Skip to content

Qual a sua memória mais antiga da Internet?

Há alguns dias, eu estava a escutar um podcast e, num momento de apresentação de uma pessoa, eu escutei a pergunta: Qual a sua memória mais antiga da Internet? E isso fez eu perder completamente o foco do que eu estava escutando e comecei a desbravar as minhas memórias por esse momento crucial da minha vida, dezenas de anos atrás.

Nasci no início dos anos oitenta e o meu pai sempre trabalhou com computadores. Nunca entendi direito o que ele fazia e acho que, hoje em dia, é tarde demais para perguntar. Nos anos noventa, tenho a lembrança de que ele trabalhava com Marketing ou algo relacionado a isso. Nesse momento, ele resolveu comprar o primeiro computador da casa.

Não sei direito quando que isso aconteceu, mas eu estava na sétima série, deve ter sido em 1994 então. Eu morava em Belo Horizonte e os meus avôs paternos moravam em São Paulo. Durante uma visita à cidade, fui com o meu pai para a Santa Cecília comprar algumas peças, uma placa mãe, monitor e o resto do que era necessário para montar um computador na época.

Não lembro do computador sendo montado, mas lembro de usá-lo por vários anos. O 486 que chegou em casa em 1994 deve ter durado até eu entrar na faculdade, no início dos anos 2000. E foi nesse computador que acessei a internet pela primeira vez.

A minha memória mais antiga da internet não está ligada à primeira vez que usei a internet. Ela envolve a primeira vez que mostrei a internet para outras pessoas.

Há alguns dias, eu estava a escutar um podcast e, num momento de apresentação de uma pessoa, eu escutei a pergunta: Qual a sua memória mais antiga da Internet? E isso fez eu perder completamente o foco do que eu estava escutando e comecei a desbravar as minhas memórias por esse momento crucial da minha vida, dezenas de anos atrás.Em 1995, eu estava na oitava série, estudando no Colégio Marconi em Belo Horizonte. Em algum momento do segundo semestre, a minha casa passou a ter acesso à internet. Ou seja, além dos CDs de enciclopédia que tínhamos em casa, agora eu poderia acessar a internet para aprender alguma coisa. Isso era um problema pessoal já que eu mal conseguia entender qualquer coisa em inglês, mas isso é algo para outro momento.

Acho que tinha que fazer um trabalho em grupo e acabei indo para casa com os outros alunos para pesquisar alguma coisa na internet. Acredito que eu era a única pessoa do grupo que tinha acesso à internet e fomos lá para minha casa ver o que era possível.

Não tenho a mínima ideia do que eu precisava pesquisar, mas a conversa entre os adolescentes ali migrou para uma conversa sobre carros. Lá fui eu descobrir que empresas tinham site na internet daquela época. Por sorte, a Ferrari ou alguma marca italiana dessas tinha e eu cliquei em uma das imagens para ver com maior resolução.

E essa é minha memória mais antiga da Internet. Eu clicando numa imagem em resolução alta de um carro italiano, direto do 486 com um modem medíocre e uma conexão discada. A cada minuto, uma linha de pixels aparecia no monitor que eu tinha e nada acontecia. Os meus colegas de escola não entendiam a demora e eu não sabia explicar o que estava acontecendo e nem quando que a imagem ia aparecer de verdade.

Em outras palavras, a minha memória mais antiga da Internet foi composta de mistério, curiosidade e frustração. Só não esperava que essa seria minha experiência online por todo esse tempo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.