Skip to content

Farewell Etaoin Shrdlu de David Loeb Weiss

Em 2 de julho de 1978, a última edição quente do New York Times saiu das gráficas. Chamo essa edição de quente porque ela ainda era feita com máquinas que deixavam o jornal literalmente quente. David Loeb Weiss, um revisor do NY Times, documentou a eliminação gradual desse processo histórico no filme Farewell Etaoin Shrdlu que você pode ver logo abaixo.

Há momentos na sua vida em que você encontra novas maneiras de fazer as coisas e deve decidir se as adota. Assistindo ao filme, dá para ver como tantas coisas mudaram nesses mais de quarenta anos. Você vê cachimbos, principalmente homens trabalhando duro com máquinas perigosas.

Durante este filme, eles tiveram a escolha de abraçar a tecnologia ou abandonar uma carreira à qual dedicaram toda a sua vida, e passaram anos dominando técnicas que só podem ser obtidas com anos de experiência. Alguns perderam membros e outros perderam a audição.

Isso do barulho foi uma das primeiras coisas que me impressionou no filme, além da máquina Ludlow, da máquina Linotype (operada pela última vez por Carl Schlesinger, que também narra o filme) e das impressoras, é o incrível ruído gerado por todas essas pessoas e dispositivos.

Farewell Etaoin Shrdlu é um documentário convincente dirigido por David Loeb Weiss. O filme apresenta uma visão fascinante do final de uma era, quando as últimas máquinas de linotipo do mundo são retiradas de serviço na gráfica do New York Times.

Dessa forma, o filme captura o fim de uma era e as emoções que a acompanham. Os operadores de linotipo se mostram orgulhosos do seu trabalho e da sua máquina, mas também reconhecem que chegou a hora de substituí-la por uma tecnologia mais recente. Eles abordam a história do linotipo e a sua relevância para a indústria gráfica, mas também os desafios que enfrentou à medida que a indústria evoluiu.

Farewell Etaoin Shrdlu oferece habilmente uma janela para uma era passada da tecnologia de impressão, servindo como um testemunho comovente da importância da tecnologia na formação da nossa sociedade e das experiências humanas subjacentes a ela. É altamente recomendado para aqueles que apreciam a história da impressão e do design gráfico ou a interação da tecnologia com a condição humana.

Farewell Etaoin Shrdlu de David Loeb Weiss

via

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.