Skip to content

Cinco Podcasts que você precisa acompanhar

Tem alguns anos que eu acompanho podcasts quase diariamente. Tudo começou com minha vontade de escutar alguma coisa que não fosse música nas minhas caminhadas voltando do trabalho para casa. Isso foi em meados de 2007 e eu escutava esses podcasts direto do meu semi-morto iPod Photo.

Meus 5 Podcasts que você precisa acompanhar: The Allusionist,
CriminalFreakonomics,
99% Invisible e o Design Matters. Simples e direto.

Lembro ainda que comprei um iPod Touch com a desculpa de conseguir escutar podcasts de forma mais fácil. Isso devia ser em meados de 2010 e eu gostava também de acompanhar podcasts em vídeo, coisa que não faço mais.

Mas, voltando ao assunto. Acompanho podcasts tem um tempo, sou muito fã de alguns deles e, abaixo, você vai poder ver cinco podcasts em inglês que, acredito que, todo mundo deveria acompanhar.

design matters podcastJá falei do meu podcasts favorito antes mas falar do Design Matters da Debbie Millman é fácil. Lá você vai acompanhar entrevistas com designers sobre como eles se tornaram os profissionais que você conhece hoje. Essas entrevistas mostram detalhes interessantes na evolução desses profissionais e dão um lado humano a eles que é complicado de enxergar se você só vê seu trabalho por ai.

Dá para acompanhar o podcast direto no soundcloud e mais fácil que isso não vai ficar. Mas, você pode acompanhar o Design Matters no iTunes, se preferir.

99% invisibleNão costumo acompanhar programas de tv com o apego que tenho pelo 99% Invisible do Roman Mars. Toda quarta feira, eu sei que vou para o trabalho com meus headphones, escutando alguma história diferente que só o pessoal do 99% consegue contar.

Lá eu já aprendi sobre um dos motivos pelos quais temos fontes d’água pelas cidades, de onde surgiu o biscoito da sorte chinês,  o que poderia ser considerado a segurança perfeita, o calendário da Kodak que nos tiraria do ciclo solar, toda a beleza do antigo carpete do aeroporto de Portland e sobre a criação do mouse e as alternativas que existiam na época. E isso tudo foi só em 2015.

Se você gosta de aprender sobre o lado desconhecido das coisas, você precisa acompanhar o 99% Invisible. Se não acredita em mim, você precisa ver a palestra que o Roman Mars deu no TED sobre o design de bandeiras.

freakonomics radio podcastLi Freakonomics em 2006 e foi um livro que mudou meu ponto de vista em relação a algumas coisas. Foi pensando nessas coisas que resolvi passar a acompanhar o podcast que o Stephen J. Dubner começou a fazer em 2010.

Em Freakonomics você vai escutar explorações de temas distintos. Meus episódios favoritos falam de migração como um direito humano básico, de realidade por trás da diferença de salários entre homens e mulheres  e sobre o real motivo pelo qual acompanhamos as notícias.

Se os tópicos acima soarem interessantes, dê uma passada no Freakonomics e aproveite.

Criminal PodcastNão acompanho o Criminal tem muito tempo mas gosto tanto desse podcast que fui obrigado a inseri-lo nessa lista dos meus podcasts favoritos. Como pode ficar bem claro no título do podcast, aqui você vai escutar histórias sobre crimes. Alguns deles deram certo, outros não e outros criaram histórias bem diferentes.

Como não acompanho o podcast há muito tempo, foi difícil para mim pensar em um episódio favorito até que lembrei do Americam Dream que contra como assaltos a banco podem ser mais simples do que você imagina.

Criminal foi criado por Eric Mennel, Lauren Spohrer e Phoebe Judge que é a voz que você vai escutar no podcast.

Fecho essa curta lista de podcasts com o The Allusionist que fala sobre linguagem e etimologia, o estudo da origem das palavras.Fecho essa curta lista de podcasts com o The Allusionist que fala sobre linguagem e etimologia, o estudo da origem das palavras. O podcast em si não é tão pesado quanto o tema sugere e por isso mesmo me pego escutando o que Helen Zaltzman sem nenhum problema.

Acredito que se não fosse pela Helen Zaltzman, esse podcast não seria tão legal quanto é. Ela estudou Inglês Antigo e tinha o sonho de trabalhar no Oxford English Dictionary mas as coisas não deram certo e hoje ela faz o The Allusionist entre outras coisas.

Se você quer escutar um programa antes de assumir o compromisso com o The Allusionist, escute o episódio 25 que fala sobre a estranha língua chamada Toki Pona. Acompanhe o podcast direto no soundcloud ou no iTunes e me agradeça depois.


Então é isso. Acima você pode ver alguns dos meus podcasts favoritos: The AllusionistCriminalFreakonomics99% Invisible e o Design Matters. Saia clicando nos links nesse post e aproveite para conhecer algumas coisas novas.

1 thought on “Cinco Podcasts que você precisa acompanhar”

  1. Pingback: Svetlana! Svetlana! de Dan Kitrosser via @ftrc

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.