Skip to content
Nunca publiquei nada aqui mas tem alguns anos que ando explorando um mundo de sintetizadores. Tudo por culpa do meu interesse por drone, ambiente e umas músicas experimentais estranhas. Foi pesquisando sobre esse assunto que me deparei com o ArduTouch que não é nada mais do que um kit de aprendizado que usa de um Arduino como base para um sintetizador programável.

ArduTouch é um sintetizador programável que custa menos de $30

  • música
  • 2 min read

Nunca publiquei nada aqui mas tem alguns anos que ando explorando um mundo de sintetizadores. Tudo por culpa do meu interesse por drone, ambient e umas músicas experimentais estranhas. Foi pesquisando sobre esse assunto que me deparei com o ArduTouch que não é nada mais do que um kit de aprendizado que usa de um Arduino como base para um sintetizador programável.

O ArduTouch é um instrumento digital simples que é baseado no sistema aberto do Arduino para criar algo único. Pelo fato desse sintetizador usar de uma plataforma aberto, em teoria, ele poderia ser utilizado por artistas e quem mais tiver interesse, para criar coisas novas através de algumas linhas de código. Tudo culpa de Mitch Altman que começou esse projeto há alguns meses com a intenção de incentivar pessoas a trabalharem com programação e com áudio.

Não que a ideia do ArduTouch seja nova mas eu gostei bastante de ver alguém explorando as possibilidades de um Arduino com som. Afinal, se você pode ter acesso a uma plataforma que já é estável e confiável para criar algo novo, você pode fazer isso sem ficar pensando demais. Aqui você só precisa fazer o upload do código, adicionar a interface de toque e a caixa de som e escutar tudo que você criou. Ou seja, além de música, você ainda pode aprender programação como Mitch Altman queria.

ArduTouch: jamming

A few of us jammed together with ArduTouch synthesizer kits that we built. More info on this Arduino-compatible kit (with a touch-keyboard) that anyone can solder (and also, if you like, learn how to program music with computers): http://cornfieldelectronics.com/cfe/projects.php#ardutouch

Até o momento, não cheguei a ver nada muito complexo sendo criado com o ArduTouch mas acredito que isso pode mudar com o passar dos meses. Aliás, até eu quero comprar um e usar das minhas fracas capacidades de solda e programação para criar algo novo.

Para comprar um ArduTouch, você pode clicar no link abaixo e pronto. Para saber mais sobre o ArduTouch, você pode dar uma lida no CDM.Link que foi onde eu achei esse material pela primeira vez.

ArduTouch é um sintetizador programável que custa menos de $30

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.