Skip to content

O Robô da Boston Dynamics que consegue dar um mortal para trás

Tenho um fascínio fora do comum com o trabalho de robótica do pessoal da Boston Dynamics. Mas não lembro de ver nada deles desde a época em que a Alphabet, o holding que controla o Google, vendeu a empresa para o Softbank. Isso foi em Junho de 2017 e muitas coisas podem ter acontecido desde então. E, baseado no vídeo deles que acabei de encontrar no Youtube de um robô chamado Atlas, muitas coisas aconteceram.

O video que me chamou a atenção mostra o Atlas, nova criação do pessoal da Boston Dynamics, fazendo uma performance de ginástica que parece bem simples. Algo que eu acredito que não teria problema algum em fazer. Atlas pula de uma caixa de madeira para outra e se equilibra enquanto faz isso sem nenhum problema.

What’s new, Atlas?

What have you been up to lately, Atlas?

O vídeo em si parece ser focado na capacidade do Atlas de pular e se estabilizar ainda na plataforma. Algumas vezes ele pula e faz um giro de 180º com movimentos bem simples e fluídos. Realmente gosto de ver um robô fazendo esse tipo de movimento como se fosse natural a ele.

Mas, o Atlas não parece fazer nada muito especial nesse vídeo. Foi isso que eu pensei até chegar ao final do mesmo, quando a Boston Dynamics resolve mostrar do que que o Atlas é capaz. Afinal, o robô dá um giro de 180º graus e dá um mortal para trás, caindo em pé e levantando seus braços como se estivesse comemorando aquilo que ele acabou de fazer. Nesse momento, meu café teve problemas em ficar dentro da minha boca. Não é todos os dias que eu posso ver um robô fazendo, com certa facilidade, atividades que a maioria das pessoas não conseguiria fazer.

Não pense que esse é um robô perfeito. Ele está muito distante disso e a Boston Dynamics sabe que o mundo gosta de ver robôs falhando e colocou algumas das filmagens onde ele tenta saltar e fracassa. De qualquer forma, o Atlas tem um conhecimento de ginástica muito melhor do que o meu. Ele, pelo menos, conseguiu fazer esse mortal para trás. Eu, tenho certeza, de que cairia de cara no chão.

O Robô da Boston Dynamics que consegue dar um mortal para trás

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.