blog.ftofani.com / Esse é o blog pessoal do Felipe Tofani. Onde ele escreve e comenta sobre tudo que acha interessante mas não necessariamente é.

ArduTouch é um sintetizador programável que custa menos de $30

Nunca publiquei nada aqui mas tem alguns anos que ando explorando um mundo de sintetizadores. Tudo por culpa do meu interesse por drone, ambiente e umas músicas experimentais estranhas. Foi pesquisando sobre esse assunto que me deparei com o ArduTouch que não é nada mais do que um kit de aprendizado que usa de um Arduino como base para um sintetizador programável.

Nunca publiquei nada aqui mas tem alguns anos que ando explorando um mundo de sintetizadores. Tudo por culpa do meu interesse por drone, ambient e umas músicas experimentais estranhas. Foi pesquisando sobre esse assunto que me deparei com o ArduTouch que não é nada mais do que um kit de aprendizado que usa de um Arduino como base para um sintetizador programável.

O ArduTouch é um instrumento digital simples que é baseado no sistema aberto do Arduino para criar algo único. Pelo fato desse sintetizador usar de uma plataforma aberto, em teoria, ele poderia ser utilizado por artistas e quem mais tiver interesse, para criar coisas novas através de algumas linhas de código. Tudo culpa de Mitch Altman que começou esse projeto há alguns meses com a intenção de incentivar pessoas a trabalharem com programação e com áudio.

Não que a ideia do ArduTouch seja nova mas eu gostei bastante de ver alguém explorando as possibilidades de um Arduino com som. Afinal, se você pode ter acesso a uma plataforma que já é estável e confiável para criar algo novo, você pode fazer isso sem ficar pensando demais. Aqui você só precisa fazer o upload do código, adicionar a interface de toque e a caixa de som e escutar tudo que você criou. Ou seja, além de música, você ainda pode aprender programação como Mitch Altman queria.

ArduTouch: jamming

A few of us jammed together with ArduTouch synthesizer kits that we built. More info on this Arduino-compatible kit (with a touch-keyboard) that anyone can solder (and also, if you like, learn how to program music with computers): http://cornfieldelectronics.com/cfe/projects.php#ardutouch

Até o momento, não cheguei a ver nada muito complexo sendo criado com o ArduTouch mas acredito que isso pode mudar com o passar dos meses. Aliás, até eu quero comprar um e usar das minhas fracas capacidades de solda e programação para criar algo novo.

Para comprar um ArduTouch, você pode clicar no link abaixo e pronto. Para saber mais sobre o ArduTouch, você pode dar uma lida no CDM.Link que foi onde eu achei esse material pela primeira vez.

ArduTouch é um sintetizador programável que custa menos de $30