blog.ftofani.com / Esse é o blog pessoal do Felipe Tofani. Onde ele escreve e comenta sobre tudo que acha interessante mas não necessariamente é.

Hikaru Dorodango: Fazendo Esferas Brilhantes de Lama

Dorodango é a arte japonesa de transformar terra e água em um só. O resultado é uma pequena esfera que parece uma bola de sinuca. Já o Hikaru Dorodango, é quando o processo é mais refinado e cria-se uma esfera brilhante.

Dorodango é a arte japonesa de transformar terra e água em um só. O resultado é uma pequena esfera que parece uma bola de sinuca. Já o Hikaru Dorodango, é quando o processo é mais refinado e cria-se uma esfera brilhante.

Até eu assistir o vídeo abaixo, acreditava que esse seria o pior passatempo do mundo. Afinal, bolas de lama brilhantes. Não parece ser das coisas mais interessantes do mundo. Apesar de tudo, acabei me deparando com um estilo artístico interessante e fiquei bem surpreso com o que vi e por isso mesmo o post aqui.

Hikaru Dorodango, uma estranha arte japonesa.

No vídeo produzido e filmado por Jenna Close e Jon Held do p2photography.net, eles entrevista Bruce Gardner que pratica as técnicas do Hikaru Dorodango há anos e conseguiu chegar a resultados bem interessantes. Tão interessantes que não chega nem a parecer que aquelas esferas brilhantes são mesmo feitas de terra.

Agora eu estou com vontade de fazer as minhas usando das técnicas de Hikaru Dorodango que encontrei online. Vamos ver qual é a graça disso tudo. Parece um processo meditativo interessante onde o resultado final não é o objetivo mas sim como chegar lá. Não sei se é a realidade mas é o que eu percebi vendo o video logo abaixo. O que vocês acharam? Faz sentido essa interpretação?

Buck the Cubicle #2

Bruce Gardner excels at the Japanese art of Hikaru Dorodango, or “Shiny Dumpling”. He first learned about the practice from the sci-fi writer William Gibson, and the rest is history. Bruce is based in Albuquerque, New Mexico. Buck the Cubicle is a series featuring people who get out, get dirty and find inspiration in all manner of offbeat occupations.

Bruce Gardner excels at the Japanese art of Hikaru Dorodango, or “Shiny Dumpling”. He first learned about the practice from the sci-fi writer William Gibson, and the rest is history. Bruce is based in Albuquerque, New Mexico.

via