Skip to content

Assistindo MythBusters no YouTube

Voltei de viagem de Veneza com um número grande de rolos de filmes para escanear e fazer isso é um processo lento e tedioso. Enquanto procurava por algo interessante para assistir, acabei descobrindo que existem muito mais episódios do MythBusters no YouTube do que eu esperava.

Desde essa descoberta, tenho passado a assistir MythBusters no YouTube em vários momentos diferentes e fiquei pensando em quão interessante esse programa de televisão foi durante os anos em que assisti no Discovery Channel.

Mas, caso você não saiba do que eu estou a falar, MythBusters foi um programa de televisão que poderia ser descrito como de entretenimento científico. E foi exibido de 2003 a 2018 no Discovery Channel, apesar de que eu só me lembro de assistir ao programa antes de mudar para Berlim, mas esse é um problema meu.

Os apresentadores do programa, Adam Savage e Jamie Hyneman, eram especialistas em efeitos especiais que usaram o seu conhecimento e método científico para testar a validade de todos os tipos de rumores, mitos e lendas. Esses mitos podem ser lendas urbanas, como vasos sanitários que explodem, ou clichês de filmes, como atirar num tanque de gasolina, causando a explosão de um carro. Mas o programa não se limitou a esse tipo de história, eles também abordaram vídeos da internet, notícias e até mitos históricos.

MythBusters não se tratava apenas de explodir coisas (embora houvesse muito disso), tratava-se de usar a ciência para ver se havia alguma verdade nessas histórias. Eles projetavam experimentos, construíam engenhocas complexas e às vezes até viajavam pelo mundo para testar os mitos. No final de cada episódio, eles declarariam o mito como “Busted” ou “Plausible”.

Hoje em dia, Adam Savage continua nos holofotes com o seu canal de YouTube e Jamie Hyneman parece ter virado professor numa universidade na Finlândia, o que parece inusitado e precisamente o que eu imaginava ao mesmo tempo. Além disso, os episódios que venho a assistir envelheceram extremamente bem, com uma edição bem interessante e uma temática científica quase atemporal que deixa tudo ainda mais interessante.

Se você quer ser um pouco nostálgico com pitadas de ciência, já sabe que dá para ver MythBusters no YouTube.

Assistindo MythBusters no YouTube

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.