No final de dezembro de 2023, acabei tendo o perfil de destaque no site da Lomography. O meu LomoHome, que é como eles chamam o perfil de usuário por lá, acabou sendo selecionado por culpa de umas fotos analógicas que tirei em uma viagem para Roma e eu fiquei mais do que feliz com isso.
Mas, você deve estar se questionando: o que é esse LomoHome que você está falando? Então, desde que comecei a me interessar mais por fotografia analógica, o site da Lomography acabou se tornando uma espécie de referência informal em relação a exemplos de fotografias com diferentes filmes.
Se você quiser saber como que é o resultado de um filme que já não é mais fabricado como o AGFA Vista 200, você vai acabar encontrando o site da Lomography. Eu acredito que eles se tornaram uma das melhores referências nesse aspecto, uma vez que criaram uma comunidade por trás da fotografia analógica. Não sei há quanto tempo que eles fazem isso, mas eu sei que ando explorando fotografia por lá tem alguns meses já.
Acabei criando um perfil no site da Lomography, o conhecido LomoHome que falei ali em cima, porque eu percebi que minhas buscas por filmes estranhos acabavam sempre me levando para o mesmo lugar. E, numa dessas pesquisas, entendi que o conteúdo que eu estava vendo era gerado por usuários. Pronto, eu sabia que minhas fotos analógicas deveriam se juntar aquelas.
Desde então, ando tentando atualizar meu perfil por lá com algumas das fotos que já publiquei anteriormente no meu perfil do Instagram e do Flickr. Mas, sempre com um foco analógico já que esse é o que o LomoHome faz de melhor.
Ou seja, se você tem interesse em fotografia analógica e quer explorar mais o visual de filmes, já sabe aonde ir.
E se você criar um LomoHome para você, não se esqueça de me adicionar por lá.