Skip to content

Usando um LomoChrome Purple com uma câmera analógica

O LomoChrome Purple é um filme influenciado pelos filmes infravermelhos que a Kodak produziu no passado. Mas, enquanto esses outros filmes eram complexos de serem usados no dia a dia, esse filme da Lomography é exatamente o oposto.

Quando fotógrafos querem explorar novas possibilidades visuais, muitos se voltam para o que a Lomography tem disponível. E muitos deles vão para o LomoChrome Purple já que ele apresenta um novo mundo de cores que é bem diferente do que pode ser capturado com outros filmes. Além de que ele tem todo lado imprevisível que é, também, bem válido.

Comecei a explorar esse mundo de fotografia analógica durante a pandemia. Já tive momentos no passado onde fui atrás disso, mas suponho que nunca levei esse lado analógico muito a sério na fotografia. Talvez pelo custo, talvez pela falta de tempo para pesquisar e entender o que eu queria fazer com isso.

Skating in Neukölln

Skating in Neukölln

Com a pandemia de Coronavírus que afetou a vida do mundo a partir de março de 2020, minha definição de tempo mudou bastante e a forma com a qual eu lidava com memória também. Foi com isso em mente que eu me deparei com um post no Instagram do Fernando Schlaepfer sobre um costume que ele tem que é de deixar câmeras analógicas descartáveis na sua mochila. Assim, ele tira algumas fotos, volta com as câmeras para a mochila e só lida com a revelação meses depois. Ou seja, a cada revelação, ele se surpreende com o que ele fotografou já que tudo é uma surpresa.

Foi pensando nisso que eu acabei comprando duas câmeras analógicas descartáveis. Com o passar dos meses, acabei comprando uma câmera analógica barata e fui pesquisando sobre o assunto e aprendendo o que podia sobre o tópico.

De Natal, acabei ganhando uns rolos de filme e um deles foi o LomoChrome Purple que você pode ver nas fotografias abaixo. Eu gostei bastante da forma com a qual ele lida com as cores de uma forma inusitada e quase que imprevisível. Algumas vezes, as cores que você espera que vão aparecer, acabam completamente diferentes. E isso é algo que gerou resultados melhores do que eu esperava.

Lomochrome Purple - January 2022

The Watchtower on Schlesischer Busch

Around Lahnstraße

Esse LomoChrome Purple foi o primeiro filme diferente que eu resolvi arriscar no uso e posso dizer que achei mais interessante do que esperava. Gostei tanto que acabei comprando mais alguns filmes e quero ver como que eles vão mudar a forma com a qual eu vejo fotografia já que, a cada mês que passo fotografando para o Fotostrasse, vou observando as coisas de uma forma diferente.

Se você gostou do LomoChrome Purple, dá para ler um breve review sobre ele no site da Lomography.

Usando um LomoChrome Purple com uma câmera analógica no Flickr

2 thoughts on “Usando um LomoChrome Purple com uma câmera analógica”

  1. Pingback: Minha experiência usando a Lomography LC-A+ via @ftrc

  2. Pingback: Quando fui o LomoHome do dia no site da Lomography // blog.ftofani.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.