A Lomography LC-A+ é uma câmera de filme compacta famosa por seus efeitos de vinheta e cores únicas. Este modelo é uma reinterpretação do LC-A original da era soviética, que é um ponto de bônus para mim.
Fiquei interessado de verdade nessa câmera durante os primeiros meses da pandemia de COVID-19. Comecei a perder um pouco a noção do tempo ao meu redor, já que grande parte dos dias eram iguais e quase sempre dentro do mesmo lugar.
Lembro de ver uma foto do Fernando Schlaepfer no Instagram onde ele falava sobre carregar uma câmera analógica descartável na sua mochila e eu gostei da ideia e resolvi colocar isso em prática.
Primeiramente, com uma câmera descartável. Posteriormente com algumas câmeras baratas que encontrei por aí. Como o resultado de todas não foi bem aquilo que eu queria, comecei a pesquisar a Lomography LC-A+.
Antes de fazer um review dela, deixa eu falar sobre a câmera antes de compartilhar algumas das minhas experiências.
Um pouco da história por trás da Lomography LC-A+
A Lomo LC-A original foi introduzida em 1984 pela Leningrad Optics and Mechanics Association, que hoje em dia conhecemos como LOMO. A produção durou apenas 10 anos e, em meados da década de 1990, um grupo de entusiastas da fotografia de Viena persuadiu a LOMO a reiniciar a produção. Esse pessoal da Áustria acabou se tornando a Lomography.
Em 2005, o futuro da LOMO LC-A parecia incerto quando a produção na fábrica da LOMO em São Petersburgo foi interrompida. No entanto, a Lomography, uma empresa dedicada a preservar e promover a LC-A, interveio e garantiu que a câmera continuaria a ser produzida na forma da nova e aprimorada LOMO LC-A+.
A Lomography LC-A+ foi uma forma de substituir a Lomo LC-A quando a produção mudou para a China. Foi introduzido pela primeira vez em 2006 e pode ser encontrado hoje em três versões diferentes: 35mm regular, 35mm wide e formato médio.
Um dos recursos de destaque da LC-A+ é sua lente Minitar-1, que é uma lente 32mm f/2.8. Esta lente é conhecida por sua nitidez e capacidade de capturar cores vibrantes. Algo que tem gerado resultados bem interessantes por aqui.
Acredito que essa nova LC-A+ conquistou os corações e as mentes dos fotógrafos de cinema em todo o mundo com a sua sensação e aparência familiares.
Se você é novo na fotografia analógica como eu e está um pouco perdido por onde começar, esta pode ser a câmara que procura…
A minha experiência usando a Lomography LC-A+
Comprei a Lomography LC-A+ no verão de 2022 depois de algumas experiências ruins comprando câmeras de filme online e depois de muita pesquisa. Me sentia como se estivesse desperdiçando dinheiro tentando comprar algo valioso apenas para ver uma câmera quebrar ou funcionar mal no meio de um rolo de filme. A Lomography LC-A+ pareceu uma solução para esse problema.
Eu queria-me sentir seguro com uma câmera de filme que ainda estava sendo produzida, que poderia ser consertada caso algo desse errado. Além disso, tenho uma certa confiança na Lomography, pois tudo o que já tive deles foi construído com a qualidade em mente. Pensando nisso, decidi puxar o gatilho e visitar a loja Lomography e experimentar uma das suas muitas câmeras disponíveis.
A Lomography LC-A+ é bem robusta e bem construída, e já levei ela comigo por algumas viagens para Londres, Copenhague e Malmö nos últimos meses. E ela sempre oferece ótimas imagens com diferentes tipos de filme e condições de luz! E acredito que acabei fazendo a escolha certa.
Para iniciantes em fotografia de filme, esta câmera pode ser um porto seguro. A maioria dos seus recursos é automática, o que pode limitar um pouco o controle criativo que os fotógrafos gostam de ter. Mas eu vou na direção oposta. Como a câmera cuida da abertura e da velocidade do obturador, posso cuidar do enquadramento e garantir que essa é a foto que realmente quero tirar, em vez de perder-me em recursos que podem-me atrasar. E isso é algo que eu consigo ver bem nas fotos que tiro por aí.
Além disso, essa falta de controle manual permite um certo nível de oportunidade. Isso pode desempenhar um papel na foto final e se alinha bem com a filosofia que a Lomography compartilha no livro de fotos que vem com a câmera: não pense, apenas fotografe.
O principal problema com a câmera é algo que não me importa mais, mas era como uma nuvem acima da minha cabeça quando comecei a usá-la. A Lomography LC-A+ é relativamente cara para uma câmera com visor analógico simples. Mas combina bem com os objetivos que eu tinha em mente antes de comprá-lo. Portanto, não há arrependimentos da minha parte aqui.
No geral, a Lomography LC-A+ é uma câmera divertida e peculiar, ótima para fotógrafos que estão a experimentar com filmes diferentes. O seu tamanho compacto facilita o transporte nos seus bolsos, e a sua lente Minitar-1 pode produzir imagens bonitas, nítidas e vibrantes.
Carrego ela comigo para quase todos os lugares que vou, e ela sempre oferece fotos de excelente qualidade, como você pode ver nos slides abaixo que tirei da minha conta do Flickr.
Se você estiver interessado em comprar uma Lomography LC-A+, clique no link abaixo e vá até a Lomography Shop para comprar uma. E lembre-se de verificar os filmes que eles têm lá, pois você pode encontrar algo mágico.