Skip to content

Como o Casio MT-40 criou todo um estilo musical

Antes de ver o vídeo do Keen On Keys, eu desconhecia o que é chamado de Sleng Teng e nunca tinha levado a sério o som que o Casio MT-40 produz. Porém, a forma com a qual o vídeo apresenta a sonoridade do teclado e como ela marcou toda uma cena, me deixou mais do que surpreso.

Então… O Casio MT-40 é um teclado para uso casual criado no início dos anos oitenta e o som que ele produz me lembra mais a trilha sonora de alguns jogos que lembro der ver no Mega Drive do que qualquer outra coisa. Mas, no vídeo do Keen On Keys, acabei descobrindo que essa sonoridade acabou revolucionando o reggae e o dancehall.

A lenda diz que um músico da Jamaica foi fazer um tour nos Estados Unidos em 1984 e ficou de comprar um sintetizador para um de seus conhecidos, Noel Davey. Noel Davey era considerado por alguns como um futuro talento, por isso que ele iria ganhar um teclado. A esperança era a de ser presenteado com um Yamaha DX7, um sintetizador profissional quase lendário, mas ele acabou ganhando um Casio MT-40.

Mas essa mudança de planos não alterou os objetivos do músico e ele passou semanas explorando tudo que o Casio MT-40 conseguia fazer. Acidentalmente, ele descobriu um bassline de rock do teclado e foi amor a primeira vista. Esse preset acabou sendo utilizado na música Under Mi Sleng Teng que foi uma das primeiras canções completamente digitais da música jamaicana.

Antes de assistir o vídeo acima, eu não tinha ideia alguma disso tudo e, devido a todo esse aprendizado, resolvi publicar o video aqui. Se você gostou do que viu, aproveite para escutar o disco que o Keen On Keys gravou utilizando apenas o Casio MT-41, o teclado preto, que aparece no vídeo.

Casio MT-40/41 – The Sleng Teng Review

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.