O LomoChrome Purple é um filme influenciado pelos filmes infravermelhos que a Kodak produziu no passado. Mas, enquanto esses outros filmes eram complexos de serem usados no dia a dia, esse filme da Lomography é exatamente o oposto.
Quando fotógrafos querem explorar novas possibilidades visuais, muitos se voltam para o que a Lomography tem disponível. E muitos deles vão para o LomoChrome Purple já que ele apresenta um novo mundo de cores que é bem diferente do que pode ser capturado com outros filmes. Além de que ele tem todo lado imprevisível que é, também, bem válido.
Comecei a explorar esse mundo de fotografia analógica durante a pandemia. Já tive momentos no passado onde fui atrás disso, mas suponho que nunca levei esse lado analógico muito a sério na fotografia. Talvez pelo custo, talvez pela falta de tempo para pesquisar e entender o que eu queria fazer com isso.
Com a pandemia de Coronavírus que afetou a vida do mundo a partir de março de 2020, minha definição de tempo mudou bastante e a forma com a qual eu lidava com memória também. Foi com isso em mente que eu me deparei com um post no Instagram do Fernando Schlaepfer sobre um costume que ele tem que é de deixar câmeras analógicas descartáveis na sua mochila. Assim, ele tira algumas fotos, volta com as câmeras para a mochila e só lida com a revelação meses depois. Ou seja, a cada revelação, ele se surpreende com o que ele fotografou já que tudo é uma surpresa.
Foi pensando nisso que eu acabei comprando duas câmeras analógicas descartáveis. Com o passar dos meses, acabei comprando uma câmera analógica barata e fui pesquisando sobre o assunto e aprendendo o que podia sobre o tópico.
De Natal, acabei ganhando uns rolos de filme e um deles foi o LomoChrome Purple que você pode ver nas fotografias abaixo. Eu gostei bastante da forma com a qual ele lida com as cores de uma forma inusitada e quase que imprevisível. Algumas vezes, as cores que você espera que vão aparecer, acabam completamente diferentes. E isso é algo que gerou resultados melhores do que eu esperava.
Esse LomoChrome Purple foi o primeiro filme diferente que eu resolvi arriscar no uso e posso dizer que achei mais interessante do que esperava. Gostei tanto que acabei comprando mais alguns filmes e quero ver como que eles vão mudar a forma com a qual eu vejo fotografia já que, a cada mês que passo fotografando para o Fotostrasse, vou observando as coisas de uma forma diferente.
Se você gostou do LomoChrome Purple, dá para ler um breve review sobre ele no site da Lomography.
Pingback: Minha experiência usando a Lomography LC-A+ via @ftrc
Pingback: Quando fui o LomoHome do dia no site da Lomography // blog.ftofani.com