Ontem fiquei sabendo de que o Google vai cancelar o desenvolvimento do Picasa para focar o trabalho no Google Photos e a primeira coisa que passou na minha cabeça foi “O Picasa ainda existe?”. Parece que sim. Só não sei se alguém ainda usa o serviço.
O Picasa é um desses serviços do Google que não fazem muito sentido hoje em dia. O mundo era diferente quando o Picasa surgiu em 2002 e o Google era outra empresa quando adquiriu o serviço de fotografia em 2004. Com o surgimento do Google Photos, não faz sentido manter o Picasa.
De acordo com Anil Sabharwal, chefe de desenvolvimento do Google Photos, o Picasa está sendo aposentado nos próximos meses para que uma melhor experiência fotográfica seja criada. Foram vários meses de decisões e considerações até que a decisão seja tomada e, agora, o Google vai focar em apenas um produto e serviço voltado para fotografia.
Se você é um usuário do Picasa, algo que eu duvido que ainda exista, você pode fazer a migração do serviço para o Google Photos. É só fazer o login no Google Photos e você vai se deparar com uma opção para importar suas imagens.
Se você não está preparado para dizer adeus ao Picasa, não se preocupe. O Google não vai aposentar o Picasa amanhã. Vai demorar alguns meses para que isso aconteça e você ainda tem tempo.
No dia 15 de março, o download do Picasa desktop vai desaparecer mas você vai poder continuar usando o software. O Google só não vai atualizar ou oferecer suporte mais. Web Albums continuam existindo até o início de Maio e depois eles vão parar em algum lugar que eu ainda não sei.
Lembro de usar o Picasa para organizar as fotos que tirava com a primeira câmera digital que comprei, lá em meados de 2003. Passei a usar o serviço ainda mais quando o Google adquiriu a empresa e acabei de ver que ainda tenho algumas fotos por lá de passeios por Belo Horizonte em 2006. Mas é isso. Nunca mais usei e nem sabia que essas fotos existiam.
Esse é um dos problemas que vejo no Google de hoje em dia. Eles são uma empresa que foi crescendo com os anos, tentando fazer tudo ao mesmo tempo. E alguns projetos foram sendo perdidos com o tempo.
O Feedburner é um dos que passa na minha cabeça toda vez que penso no assunto. Um dia alguém vai perceber que o serviço precisa ser atualizado e ele vai desaparecer.
Fico feliz de ver que o Google vai focar seus esforços em um serviço tão bom quanto o Google Photos. Ando usando tem alguns meses e já convenci algumas pessoas a usarem o serviço. Acredito que esse futuro desenvolvimento tem muito para ajudar a tornar o sistema ainda melhor e se você quer saber mais sobre o Google Photos, leia o que eu escrevi sobre o serviço há alguns meses.
Então, Picasa, foi um prazer usar seus serviços há mais de dez anos atrás. Obrigado por ter sido uma versão melhor do iPhoto. Foi um prazer.