Skip to content

Os Filmes de Setembro

  • cinema
  • 5 min read

Mais um mês consegui ficar na faixa dos 2 filmes por semana. É uma comemoração pessoal.

Esse mês consegui assistir um filme que tinha ficado na minha memória por vários anos mas cujo nome nunca aparecia na minha cabeça. Depois de algumas tentativas de busca no google, resolvi tentar descrever uma cena do filme e consegui encontrar aquilo que esperava. O nome do filme é My Side of the Mountain e eu lembro de ter visto quando criança e adorado a história de uma criança que, cansada de viver numa cidade, resolve mudar pra a floresta e viver de uma forma mais simples.

Como o filme é de 1969 e não fez tanto sucesso assim, encontrar um trailer online ficou difícil então acima dá para ver a beleza dos efeitos especiais da época.

Num momento de surpresa, consegui convencer minha esposa a assistir um dos melhores filmes que o Japão colocou no mundo nos últimos anos. Já vi I Saw The Devil algumas vezes e considero esse filme um possível clássico absoluto. A história começa de forma bem clichê mas acaba se transformando num círculo de surpresas que te deixa até meio confuso. Acho a fotografia do filme linda e pode ser a primeira vez que digo algo assim para um filme tão violento quanto esse. Veja o trailer logo abaixo e entenda o que eu estou falando.

Rounders foi um desses filmes que estava passando na TV e que chamou minha atenção. Acho que foi pela minha surpresa ao ver o Edward Norton e o Matt Damon atuando juntos tão novos. O filme é de 1998 e fala sobre poquer de um jeito que apenas profissionais devem falar. Acho que eu teria gostado mais do filme se eu entendesse um pouco mais do jogo..

As vezes a televisão alemã me surpreende e consegui pegar um dos filmes de ficção científica mais subestimados dos anos 90 desde o início num sábado a tarde. Estou falando do The Thirteenth Floor, o filme que foi jogado de lado por ter uma ideia bem parecida com a de Matrix e um orçamento bem menor. Mas não foque no visual de Matrix caso acabe assistindo esse filme. As semelhanças aqui são na história de um mundo paralelo onde a humanidade reside sem saber que isso existe. A mistura de ficção científica com cinema de mistério deixa tudo ainda mais interessante. Aconselho para todos.

Depois da vitória de Tóquio como sede das Olimpiadas de 2020, fiquei pensando na previsão de Akira. Afinal, todo o cenário de Akira acontece com a Olimpiada como fundo. O estádio estava sendo construído para a Olimpiada e dentro dele encontramos uma base militar. Tudo bem que o mundo ali fala de Neo Tokyo mas gostei da coincidência e acabei vendo o filme novamente.

Num sábado de tédio algumas semanas atrás, resolvi assistir alguns clássicos da ficção científica e comecei essa epopéia com E.T. the Extra-Terrestrial, um filme que eu não assistia a tanto tempo que eu nem lembrava mais de algumas cenas. O estranho foi que eu li uma entrevista com o Spielberg um pouco antes de ver o filme onde ele falava sobre a semelhanças da história com a de Jesus. Não consegui encontrar o link mas existe muita especulação sobre os temas do filme na Wikipedia. Foi interessante assistir o filme tentando ver essas cenas nesse ponto de vista. Você já deve ter visto esse filme antes mas deveria ver de novo.

Na sequência de ET, continuei seguindo o Spielberg na época que ele sabia fazer filmes legais e fui direto para Close Encounters of the Third Kind. Um filme que não fez sentido nenhum na minha cabeça quando assisti pela primeira vez há muitos anos atrás. Gosto da forma com a qual o filme trabalha com a imaginação das pessoas que podem ou não terem visto ovnis. Gosto da forma quase realista com a qual o filme mostra a vida dessas pessoas mudando depois desse encontro. Essencial para quem gosta de filmes sobre extra terrestres.

Imagine que você acordou num quarto vazio, não lembrando como chegou lá ou quem você é. Além disso, você anda sendo procurado pela polícia por crimes hediondos onde você é o único suspeito. Ai você descobre que existem seres conhecidos como The Strangers que conseguem fazer pessoas dormirem com o toque e conseguem controlar a cidade onde você mora de um jeito bizarro. Essa é a história de Dark City e eu lembro bem de quando aluguei o VHS para assistir quando eu tinha uns 18 anos. O filme continua legal como eu lembrava.

Fechando os filmes do mês que foram quase todos de ficção científica, deixo vocês com a minha surpresa. Assisti Oblivion e gostei do que vi. A minha surpresa veio do fato de não lembrar nada que o Tom Cruise tenha feito nos últimos anos que possa ser remotamente interessante. Mas aqui ele acertou. A forma com a qual a Terra pós guerras nucleares é mostrada é bem legal e meu único problema com o filme vem do fato dele ter um trama similar ao de Moon. Assista Moon primeiro e depois venha ver Oblivion e você vai entender do que estou falando.

Mês que vem prometo ficar mais longe dos filmes de ficção científica.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.