Skip to content

Sustentabilidade nas pequenas coisas

A palavra babaca do ano anda sendo sustentabilidade. Um conceito que deveria ser puro, algo de preservação, que remetesse a uma tentativa de criar um ambiente melhor para todos mas que caiu num lugar comum sem salvação.

Sustentabilidade virou aquela palavra clichê banalizada por publicitários em anúncios de bancos. Daqueles anúncios que te deixam pensando se o Diretores da Agência que criaram aquela campanha fazem algo além de incitar essa sustentablidade nos outros. Mas eu dúvido que alguém ai queira sacrificar o passeio de automóvel no ar condicionado por uma ida ao trabalho no transporte publico…

Falar sobre Sustentabilidade é o mesmo que não falar nada. Sustentabilidade é o que você usa de conceito quando não sabe o que falar. É isso que andam falando por ai num dos festivais de rock mais furados que o Brasil já viu. Aliás, quando um festival de música precisa apelar para um conceito como sustentabilidade, sabemos que existem problemas no line up. Afinal, se o festival fosse bom de verdade, você só precisava falar da música.

Escrevi isso tudo apenas para falar sobre uma ideia simples que ajudaria muito mais do que um festival de rock. O que eu gostaria de propor é uma forma de economizar água durante o banho. Vocês já devem ter visto a campanha para que você faça xixi tomando banho mas eu acho que existe mais a ser feito do que só isso. Mas deixa eu explicar o simples conceito…

É simples. O que eu proponho é um chuveiro com timer. Ele funcionaria durante dois minutos e depois desligaria seu fluxo de água para que você possa continuar se ensaboando ou para que saia do banho de uma vez. É simples, você passaria tomar banho mais rápido, com menor consumo de água e, com consumo menor de eletricidade nas épocas de frio cada vez mais raras.

Atitudes simples como essa ajudam e ainda criam uma forma diferente de fazer os atos da nossa rotina que acontecem no automático. E, creio eu que, quando passamos a mudar essas pequenas coisas, é ai que vivem as grandes mudanças.

1 thought on “Sustentabilidade nas pequenas coisas”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.