Skip to content

Touching The Void

  • cinema
  • 2 min read

touching_the_void

Touching The Void é um documentário de 2003, baseado no livro bestseller de mesmo nome escrito por Joe Simpson, sobre a escalada desastrosa de Joe Simpson e Simon Yates dos mais de 6 mil metros de altura do Siula Grande nos andes peruanos em 1985. O filme conta a história através de entrevistas com Joe, Simon e Richard Hawking, que era o responsável pelo acampamento, e também com dramatizações do que ocorreu naqueles dias.

A escalada de Simon e Joe é desastrosa porque no meio do caminho, Joe quebra a perna e a descida do pico se torna ainda mais difícil já que eles eram os primeiros a tentar aquele caminho no Siula Grande. O que dificulta ainda mais as coisas é o tempo fechado e as fatalidades que acabam por separar os dois montanhistas que passam a considerar que o outro está morto. Simon consegue se dar melhor nessa mas Joe sofre com 4 dias de escalada com uma perna quebrada e tendo que se arrastar com sede e fome.

The closer you are to death. The more you realize you are alive. The closer you are to death, the harder you cling to life.

Até para aqueles que não entendem muito bem o porquê que alguém sairia do conforto da sua casa para ir ao Peru escalar uma montanha como aquela, esse documentário é de impacto. Digo isso porque ele consegue transportar você para a situação dramática da escalada dos amigos, de como que as coisas deram errado e de como um deles luta para sobreviver sozinho. A beleza da montanha serve de constraste para a tensão que ocorre na luta pela sobrevivência de ambos. Eu que assinei durante muitos anos a National Geographic Magazine, já tinha um certo interesse romântico em relação ao montanhismo, mas Touching The Void consegue retirar todo esse romantismo, com o que eu chamaria de surra de realidade, ao mostrar o que acontece quando as coisas dão errado.

httpv://www.youtube.com/watch?v=t65VrYZ2U9s

Saiba mais sobre o filme no imdb e na wikipedia. Pena que não sei se esse ótimo documentário foi lançado no Brasil direito mas você encontra facilmente por ai via torrent.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.