Skip to content

O Design de uma Apple Store nos anos noventa

  • apple
  • 2 min read

Em meados dos anos noventa, o designer Marc Newsom acabou fazendo o projeto do que seria uma versão da Apple Store. Um conceito de varejo que era mais do que inovador na época mas que, hoje em dia, parece uma visão retrofuturista mais do que datada. Porém, gosto de poder observar como que a história de uma marca como a Apple poderia ter mudado.

No meio do vídeo dá pra ver um 20th Anniversary Macintosh, lançado em 1997, o que confirma minha proposta de que isso foi feito no final dos anos noventa.

Gosto de pensar que, caso uma loja dessa abrisse perto de onde eu morava na época, ela seria a loja mais interessante do shopping. Afinal, a estética do iMac e do iBook da época era algo bem futurístico e interessante. Porém, tenho certeza absoluta de que, poucos anos depois, se tornaria algo excessivamente datado.

Hoje em dia, esse vídeo existe como um documento de uma estética futurística que existiu em grandes números no final dos anos noventa. Pessoalmente, eu coloco a culpa na presença da mudança do milênio e no significado que nós colocamos em tudo isso.

Duas coisas passaram pela minha cabeça depois de ver esse vídeo. Uma delas é como que essa Apple Store dos anos noventa teria, hoje em dia, a estética perfeita para uma loja de discos vaporwave. Outra coisa é pensar em como que Steve Jobs reagiria a tudo isso baseado na forma com a qual ele lidava com designs. Uma pena que nunca vamos descobrir essas coisas.

Esse projeto foi criado por Marc Newsom e a apresentação retro futurista que você pode assistir acima é de autoria do pessoal da Me Company.

O Design de uma Apple Store nos anos noventa

via

1 thought on “O Design de uma Apple Store nos anos noventa”

  1. Pingback: Usando de Fitas de VHS como referência de design via @ftrc

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.