blog.ftofani.com / Esse é o blog pessoal do Felipe Tofani. Onde ele escreve e comenta sobre tudo que acha interessante mas não necessariamente é.

How to Keep Going em uma palestra de Austin Kleon

How to Keep Going em uma palestra de Austin Kleon

How to Keep Going é a nova palestra do grande Austin Kleon onde ele fala sobre como continuar indo para frente em relação a seu trabalho criativo. Mesmo quando o cenário está repleto de problemas e cheio de desafios.

Na palestra, Austin Kleon fala sobre suas dez estratégias pessoais para superar esses problemas e continuar trabalhando. Entre elas, um dos pontos que eu mais gostei foi o que ele disse sobre como é permitido mudar de opinião. Afinal, vivemos em um mundo de redes sociais onde todos temos uma marca a representar e, claro que, não podemos mudar de ideias o tempo todo. Mas, gosto de ver que sempre que você aprende algo novo, sua opinião pode mudar e evoluir para algo novo. Aconteceu comigo mais vezes do que eu imaginava.

Austin Kleon – Bond 2018

Recorded March 2018 at the Gray Area Grand Theatre in San Francisco as part of Bond, a new conference that examines how independent artists and creators make a living through the internet.

Outro ponto interessante de How to Keep Going é como ele fala para esquecer o substantivo e ir direto ao verbo. Afinal, você não precisa ficar focado em ser um designer, você pode fazer seu trabalho e ir melhorando seu portfólio. Já vi isso algumas dezenas de vezes quando se trata do foco de alguns designers em um título no lugar de se focar no trabalho e no design em si.

Porém, meu ponto favorito foi quando Austin Kleon fala sobre como, hoje em dia, abandonamos nossos hobbies para criar mais trabalho para nós mesmos. O exemplo que ele usa é o de uma pessoa que gosta de tricotar que faz um cachecol de presente para alguém e como todas as pessoas pensam que ela deve começar a vender deles no Etsy. Ou algo assim. Como se não pudessemos mais ter projetos que pudessem viver apenas para nós. Como se tudo que fazemos tivesse que existir apenas para fazer mais dinheiro.

Se você gostou das ideias que ele apresentou, vá direto no que Austin Kleon escreveu sobre essa sua palestra no Medium e pronto.

How to Keep Going em uma palestra de Austin Kleon