Skip to content

muqdisho – purification

  • música
  • 4 min read

Tem alguns meses que eu ando publicando músicas pelo Soundcloud numa estética que varia entre o noise, o ambient e o drone. Resolvi colocar o nome de muqdisho nesse projeto musical e passei o mês de fevereiro arriscando algumas ideias e sonoridades. O que eu acabei achando mais interessante, foi colocado junto e acabou virando um disco que resolvi chamar de purification.

Purification foi o nome escolhido quase que acidentalmente. Aliás, todas as músicas desse disco tem nomes quase acidentais e sempre improvisados. O nome do disco veio do fato de que todas as músicas foram compostas e tocadas de forma improvisada em Fevereiro de 2018. Ou seja, quando fui pensar em algum nome, cogitei a possibilidade de usar uma medida de tempo para isso.

[bandcamp width=666 height=406 album=3529276106 size=large bgcol=ffffff linkcol=0687f5 artwork=small]

De acordo com a wikipedia, o nome Fevereiro vem do latim februum que significa purificação. Tudo por culpa de um ritual de purificação que acontece no dia 15 de fevereiro e que recebe o nome de Februa. Pronto, resolvido a curiosidade pelo nome do disco, agora vamos falar um pouco sobre a arte que acabei criando.

Quando pensei em colocar esse disco para fora, pensei em seguir um lado mais ilustrado como faço nos meus posters de shows. Porém, essa ideia durou poucos segundos já que, pelo menos para mim, ia acabar soando meio repetitivo.

Tem alguns meses que eu ando publicando músicas pelo soundcloud numa estética que varia entre o noise, o ambient e o drone. Resolvi colocar o nome de muqdisho nesse projeto musical e passei o mês de fevereiro arriscando algumas ideias e sonoridades. O que eu acabei achando mais interessante, foi colocado junto e acabou virando um disco que resolvi chamar de purification.

Foi ai que lembrei de uma série de fotos que tirei quando fui explorar o aeroporto de Rangsdorf, o famoso Flugplatz Rangsdorf. Tirei algumas fotos interessantes por lá e acredito que a estética delas, em preto e branco, acaba combinando de algum jeito com a sonoridade que quero passar com o muqdisho.

Todas as músicas que você pode escutar no Bandcamp foram compostas de forma improvisada durante meus fins de semana. Normalmente, eu pegava um sábado a tarde para improvisar com alguns pedais de guitarra, teclados e outras coisas e, mais a noite, coletava algumas das ideias mais interessantes e expandia o som para algo diferente. Foi assim que surgiram os sons que você pode escutar no player acima.

Tem alguns meses que eu ando publicando músicas pelo soundcloud numa estética que varia entre o noise, o ambient e o drone. Resolvi colocar o nome de muqdisho nesse projeto musical e passei o mês de fevereiro arriscando algumas ideias e sonoridades. O que eu acabei achando mais interessante, foi colocado junto e acabou virando um disco que resolvi chamar de purification.

A ideia sempre foi a de não usar nada digital nas músicas. Ou seja, nenhum computador foi usado na criação dessas músicas. Apenas na edição e produção das mesmas. Acredito que o único som digital nelas é um teclado que eu uso direto de um iPad. Fora isso, tudo é feito através de instrumentos analógicos, pedais de guitarra e outras ideias estranhas que eu tenho por aqui.

Então, para saber mais sobre esse meu novo projeto musical, acompanhe o que eu ando publicando no Soundcloud e no Bandcamp e pronto. Talvez, em breve, algumas coisas vão acabar sendo publicadas no meu canal no youtube. Já publiquei por lá um video de uma dessas sessões de improvisação musical que aconteceu aqui em casa.

muqdisho – everlasting fire will consume all

there is more to this on SoundCloud: https://soundcloud.com/ftofani/sets/muqdisho this was my last late night improvisation session by myself. I wanted to add some drums to the noise I was making, and it turned to be even noisier than usual with the additional rhythm.

Se você quiser comprar o purification direto no Bandcamp, você vai me dar o prazer de tomar duas cervejas por aqui. O que eu só posso agradecer com o pdf que vem com as imagens que você viu logo acima. Mas tudo em alta resolução. Se não quiser pagar mas ainda assim quiser esse material, vai direto no meu dropbox e faz o download do disco de graça que é a mesma coisa pra mim.

muqdisho – purification direto no bandcamp

1 thought on “muqdisho – purification”

  1. Pingback: Usando um LomoChrome Purple com uma câmera analógica via @ftrc

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.