blog.ftofani.com / Esse é o blog pessoal do Felipe Tofani. Onde ele escreve e comenta sobre tudo que acha interessante mas não necessariamente é.

David Bowie em Berlim: Onde que o cantor morou na capital da Alemanha?

David Bowie em Berlim: Onde que o cantor morou na capital da Alemanha?

Durante os anos setenta, Berlim era uma cidade marcada pela Segunda Guerra Mundial e por um muro que dividia a cidade pela metade. Foi essa cidade que David Bowie resolveu viver, junto de seu amigo Iggy Pop. A ideia era a de fugir da cultura de drogas de Los Angeles mas porque que David Bowie resolveu mudar para Berlim?

Durante os anos de singles como Fame e Golden Years, David Bowie atingiu um sucesso comercial sem precedentes e foi o ápice do chamado período do Thin White Duke. Mas, pelas entrevistas que li sobre a época, ele não estava nada feliz. Seu comportamento não era o mesmo de antes e ele acreditava que era por culpa do seu uso constante de cocaína e outras drogas. Ele queria mudar de vida e foi assim que ele acabou se encontrando em Berlim.

Um pouco antes de mudar para Berlim, David Bowie acabou passando pela Suíça, na metade de 1976. Foi lá que ele começou a explorar outras formas de produzir arte que não fosse a música. Durante essa exploração estética e artística, seu interesse por Berlim acabou crescendo ainda mais. Alguns meses depois, junto com Iggy Pop e sua esposa na época e na tentativa de fugir da fama e escapar da sua rotina de drogas, David Bowie em Berlim se tornou algo real.

Mas, a pergunta ainda permanece: Onde que David Bowie morou em Berlim? A resposta é simples. David Bowie morou na Haupstrasse 155, no bairro de Schöneberg. Desde quando descobri isso, fiquei pensando no porquê que ele acabou mudando para esse bairro. Hoje em dia eu acredito que deve ter alguma conexão com a história de Christopher Isherwood.

Foi nesse bairro que, nos anos trinta, Christopher Isherwood escreveu seu livro The Berlin Stories que influenciou muito o cantor e inspirou o filme Cabaret. Durante suas pesquisas estéticas, David Bowie se encontrou apaixonado pela República de Weimar e, além disso, ainda conheceu Christopher Isherwood durante seus anos em Los Angeles. Ou seja, essa teoria até que pode fazer um pouco de sentido.

David Bowie em Berlim deve ter sido algo estranho de se ver mas aconteceu e a Haupstrasse 155 está aqui de testemunha disso tudo.Hoje em dia, a Haupstrasse 155 é a casa de uma placa celebrando os anos de David Bowie morando em Berlim. Foi nesse local que David Bowie escreveu o que chegaria a se tornar a sua Trilogia de Berlim e foi onde ele compartilhou sua vida com Iggy Pop. Um local sagrado para fãs de sua música por todo o mundo que acabou se tornando um local de peregrinação logo após a morte do cantor no início de 2016.

Talvez, a rua hoje conhecida como Haupstrasse poderá mudar de nome. Um dia, ela poderá ser chamada de David Bowie Strasse mas isso ainda pode demorar um pouco. Já que, pela lei da Alemanha, ruas só podem ter o nome de pessoas que morreram há, pelo menos, cinco anos. Ou seja, vamos esperar por 2021 e ver o que acontece.

Para chegar ao local onde David Bowie costumava viver em Berlim, você só precisa pegar o metrô para a estação de Kleistpark e andar um quarteirão até o local onde ele costumava viver. Procure por uma placa branca na parede, perto de uma auto escola, e você vai estar no lugar certo.

David Bowie em Berlim: Onde que o cantor morou na capital da Alemanha?