Skip to content

Relembrando o Troublegum do Therapy?

  • música
  • 2 min read

Apesar desse disco ter se perdido nos anos noventa de muita gente, o Troublegum ainda toca em casa muito mais do que muita gente espera. O som é alto, meio sujo e quase punk e eu adoro mesmo sabendo que eles estão mais próximos de um Green Day do que das bandas que eu escuto hoje em dia.

Conheci o Therapy? em 1995 quando eles foram tocar no Monsters of Rock de São Paulo, junto com o Paradise Lost, Faith No More e Ozzy Osbourne. Não lembro muito desse show mas lembro que o clipe de Screamager passava na MTV algumas vezes e eu achava tudo aquilo fenomenal. Ainda acho, mesmo vinte anos depois.

Lembro de escutar esse disco numa fita cassete que eu tinha e era daquelas coisas que me acordavam quando eu tinha que ir para a escola cedo demais. Hoje em dia eu escuto ao Troublegum enquanto ando de bicicleta por Berlim e tem a mesma função. Os riffs desse disco são cheios de energia, por mais que essa descrição seja bem idiota, e os refrões são daqueles que deixam você cantarolando as músicas mesmo semanas depois. Ao mesmo tempo que tudo isso acontece, as músicas não são nada bobas ou primitivas, mesmo não sendo nenhum rock progressivo também.

Pessoalmente, eu gosto muito das letras do Troublegum devido a sua simplicidade adolescente. Algo que fazia sentido para mim quando eu escutei ao disco pela primeira vez mas que, cada vez mais, faz menos sentido. Porém, escutar as músicas desse disco acabam causando uma nostalgia interessante já que lembro bem do que passava na minha cabeça na época que esse disco chegou as minhas mãos.

O Therapy? é a melhor banda que já saiu da Irlanda mas eu não diria que é uma banda para todo mundo. Principalmente porque o Troublegum parece bem datado e, se você quer algo novo, não é aqui que você vai encontrar. Se você é fã de bandas como Helmet, Life of Agony, Rollins Band e Quicksand, esse disco pode ter sido feito para você. Mas, se você é fã dessas bandas acima, você já deve conhecer o Therapy? há anos.

Escute o Troublegum do Therapy? direto no Youtube

Ah, para os puristas de plantão, é fácil ignorar o cover de Joy Division. No entanto, eu até que gosto do ritmo mais pesado que o Therapy? colocou em Isolation. Arrisque com moderação.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.