Não sei se posso chamar isso de tendência. Ainda assim, algo está circulando pelos meus cantos da internet chamado “Blog Questions Challenge”, que me lembrou de uma época mais simples online. Uma época onde a internet ainda era de madeira, sem as redes sociais monótonas que temos hoje em dia.
E a ideia é simples como aqueles outros tempos: você responde algumas perguntas predefinidas no seu blog, marca outras pessoas para fazer o mesmo e o processo continua até que não haja mais blogueiros. Como não vejo mais muitos blogueiros por aí, foi bom ser incluído em algo assim quando a fantástica Charlie me marcou no Mastodon.
Como gosto de falar sobre processos, senti que esse tópico poderia ser revigorante para os poucos que lêem meus artigos aqui e surpreendente para aqueles que podem encontrá-lo no meio de um monte de fotos e histórias. Digo isso porque, inicialmente, eu escrevi esse artigo aqui em inglês no meu blog de viagens e fotografia, o belíssimo Frame Travel Roam Capture que você já deveria conhecer.
Então, deixe-me começar com este Blog Questions Challenge…
Por que você começou a blogar em primeiro lugar?
Não sei se consigo pensar apenas um motivo para começar a escrever na internet com certa frequência. Mas eu acredito que isso ocorreu quando eu era adolescente no Belo Horizonte, quando tive acesso a um novo mundo na Internet quando ela se tornou mais do que chat-rooms e coisas assim. Lembro-me de usar alguns sites no final dos anos 1990, mas nada chamou minha atenção por muito tempo.
Por volta de 2000, comecei a me interessar cada vez mais pela cena de modificação corporal que encontrei online. Havia um site chamado BME que focava em imagens enviadas por usuários, e eu comecei a compartilhar imagens dos meus piercings e tatuagens. Depois de fazer isso, você era convidado a participar de uma comunidade online com pessoas que também tinham enviado fotos para o site. Esta foi minha primeira experiência de blog e no que eu poderia descrever como uma espécie de rede proto-social.
Na época, eu trabalhava em um estúdio de tatuagem e atualizada esse blog com o que eu fazia, enviando imagens para o site e tentando melhorar minhas habilidades de escrita em inglês quase diariamente. Era divertido, e acredito que continuei escrevendo lá até 2006 ou mais, quando comecei a me concentrar mais no meu trabalho de design. Foi quando comecei meu blog de design, Pristina.org, que ainda tenho e escrevo semanalmente.
Qual plataforma você usa para gerenciar seu blog e por que a escolheu? Você já blogou em outras plataformas antes?
Sei que isso não é nerd o suficiente, mas uso o WordPress aqui e em outros blogs. Uso o WordPress desde que o conheci e não sei se devo trocá-lo, pois funciona bem para o que preciso fazer.
Eu sei que existem sistemas de gerenciamento de conteúdo melhores e mais rápidos por aí. E algumas pessoas que eu conheço já me tentaram me convencer a mudar… Ainda assim, há muitos artigos no Frame Travel Roam Capture com muito mais imagens do que deveriam, e não quero passar por uma migração novamente.
Como você escreve suas postagens? Por exemplo, em uma ferramenta de edição local ou em um painel/dashboard que faz parte do seu blog?
Eu tento ser um homem consistente em relação aos meus padrões de blog e escrita. Tenho usado o Evernote para acompanhar os artigos em meus blogs e escrevi isso no Evernote antes de colá-lo no WordPress e publicá-lo.
Comecei a usar o Evernote anos atrás para salvar meus documentos de texto como um backup em nuvem dos meus dados e arquivos. Hoje em dia, tenho centenas de artigos de diferentes blogs.
Não sou uma pessoa de laptop, então escrevo meus artigos sentado na minha mesa no meu iMac com meus gatos andando por aí ou dormindo em uma caixa ao meu lado.
Quando você se sente mais inspirado para escrever?
Eu os escrevo no início do dia ou tarde da noite, pois gosto do silêncio ao meu redor para me concentrar naquilo que preciso escrever. Para o Frame Travel Roam Capture, no início de cada mês, escrevo uma lista de tópicos sobre os quais quero escrever. Tento escrever consistentemente e publico algo novo a cada 5 dias.
Às vezes, não funciona dessa forma e preciso voltar atrás em alguns artigos. Mas isso me mantém no caminho certo para escrever e editar as muitas fotos que tiro em Berlim e nos lugares para onde viajo.
Você publica imediatamente após escrever ou deixa ferver como um rascunho?
Depende de cada blog. Por aqui, eu costumo publicar logo depois de escrever. No Frame Travel Roam Capture, eu não publico meus artigos imediatamente após escrever. Costumo agendá-los para uma data futura para acompanhar meu calendário de artigos predefinido.
Como eu escrevo em inglês no outro blog, depois de escrever um artigo no Evernote, levo-o para o Grammarly para corrigir minhas palavras, já que escrever textos longos em um segundo idioma ainda é desafiador para mim. Depois disso, salvo o artigo no Evernote e levo-o para o WordPress, onde adiciono links, tags e categorias.
Depois, vou para o Lightroom e edito as imagens que acompanham as palavras, e pronto.
Qual é o seu post favorito no seu blog?
Isso é fácil, já que meu artigo favorito é sobre minha viagem de bicicleta de Berlim a Copenhague. Além disso, pode ser o texto mais longo que já escrevi.
Adorei a viagem. Sonhei com o cenário que vi e estou ansioso para a próxima etapa, quando pedalar de Copenhague a Oslo.
Você tem algum plano futuro para seu blog? Talvez você o reformule, mude para outra plataforma ou adicione um novo recurso.
Depois de uma migração dolorosa de outro blog e outra URL, não mudarei nada tão cedo. Meu objetivo é continuar escrevendo sobre Berlim, fotografia e minhas viagens e compartilhá-las com pessoas que podem gostar do que eu faço aqui. Aquele blog é uma desculpa para tirar mais fotos, compartilhar ótimos lugares e escrever sobre eles. Simples assim…
Eu tenho sido conspensando em mudar do Evernote para outro lugar já faz um tempo, mas ainda tenho que decidir qual seria esse outro software.
Se você leu até aqui, parabéns. Este é o fim do meu Blog Questions Challenge.
Eu gosto muito dessas correntes e vou fazer também.
Alias, muitos blogs que estavam a anos sem postar, voltaram a postar com uma certa frequência.
Acho que toda essa opressão de redes sociais gigantes, regras absurdas e principalmente algoritimos que escondem as postagens, tão fazendo muita gente voltar pros blogs e sites pessoais.
Pingback: Blog Questions Challenge: Uma corrente de perguntas sobre blogs! | ZHP
Porra, eu ando cada dia mais puto com essa ideia de que o site onde você publica suas coisas não mostra nada para seus amigos que resolveram te seguir. É uma bizarrice sem limites.