Skip to content

Asteroid Launcher: explorando os impactos hipotéticos de asteroides

Os estudiosos da astronomia e do impacto costumam se questionar sobre as consequências desastrosas de um asteroide colidir com a Terra. Eu sei que faço isso toda vez que leio por aí sobre um asteroide que foi observado vindo na direção da Terra.

Enquanto milhares de asteroides potencialmente perigosos estão sendo monitorados na vizinhança orbital de nosso planeta, felizmente é raro que qualquer um deles represente uma ameaça real.

Todos aqueles curiosos sobre as consequências de tal evento historicamente confiaram no conhecimento adquirido com o impacto do asteroide Chicxulub que eliminou os dinossauros há 66 milhões de anos. Todavia, com um novo site chamado Asteroid Launcher, todos nós temos a hipótese de explorar e simular os impactos possíveis dos asteroides.

Asteroid Launcher é um aplicativo online, fácil de usar e bem mórbido. Você pode escolher entre várias composições de rochas espaciais, incluindo ferro, pedra, carbono, ouro ou até mesmo um cometa. Depois disso, você pode selecionar o diâmetro do asteroide, a velocidade de impacto e o ângulo de impacto. Além disso, você pode identificar o local do impacto em qualquer lugar do mapa, permitindo que visualizem com precisão as possíveis consequências. Uma vez definidos esses parâmetros, simplesmente pressione o botão “Launch Asteroid” para iniciar a simulação e descobrir suas consequências.

Um aspecto que me chamou bem a atenção no Asteroid Launcher é como ele apresenta visual o impacto de um asteroide e a destruição que ele causa. O Asteroid Launcher considera vários fatores, como o tamanho da cratera, a intensidade da bola de fogo, a onda de choque, os ventos destrutivos e o terremoto resultante que se propagaria do local do impacto.

No meu exemplo aqui, eu fiz com que um cometa atingisse a sede do governo alemão aqui em Berlim. O cometa explodiu mais de três quilômetros acima do Reichstag e essa explosão foi equivalente a 184 megatons de TNT, o que causaria a maior explosão aérea registrada na história. Uma bola de fogo de quase quatro quilômetros mataria mais de dois milhões de pessoas na região do impacto. E, devido à onda de choque, casas a mais de 30 quilômetros também seriam destruídas. Algo muito mais complexo do que eu esperava.

A mente por trás do Asteroid Launcher é o codificador Neil Agarwhal, que baseou o aplicativo na pesquisa acadêmica de vários cientistas dedicados a calcular os efeitos potenciais do impacto de um asteroide.

Apesar de a hipótese de um impacto de asteroide em grande escala ainda ser baixa, o meu interesse pela compreensão e visualização das consequências de tal evento continua a me cativar de uma maneira quase absoluta. Agora, com o Asteroid Launcher, podemos todos mergulhar em impactos hipotéticos de asteroides. E assim ganhamos uma oportunidade única de aprender e apreciar os perigos potenciais representados por esses objetos celestes que se movem na escuridão acima de nossas cabeças.

Asteroid Launcher: explorando os impactos hipotéticos de asteroides

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.