Desde que me mudei para Berlim, tenho o costume de fazer um poster para cada show que eu vou. Isso já gerou mais do que uma dezena de posters de diferentes estilos no meu portfolio e no meu Behance e estou aqui hoje para falar sobre mais um desses posters que acabei fazendo. Esse foi para um show do Rafael Anton Irisarri no final de 2021 aqui em Berlim.
Tem algum tempo que eu ando bastante interessado na estética daquilo que é conhecido como Optical Art. Gosto bastante da simplicidade geométrica das formas e como que elas se distorcem com o nosso olhar já que existe algo não natural nas suas linhas e formas. Foi assim que descobri o trabalho do designer italiano Franco Grignani. E foi esse trabalho que resolvi usar de referência quando estava criando esse poster.
O processo de trabalho aqui envolveu muita observação e alguns rascunhos iniciais para tentar replicar alguns dos efeitos visuais que eu queria colocar no poster. Muito do que Franco Grignani fazia era feito de forma manual e eu não tenho nem ideia de como ele fazia aquilo. Digitalmente falando, o processo também não me pareceu simples.
O poster que fiz para esse show do Rafael Anton Irisarri aqui em Berlim começou com uma versão mais simples. Linhas ocupavam a página inteira do poster e eu não fiquei tão feliz assim com o resultado final. Acabei mudando um pouco a escala e tentando algo ainda mais abstrato e geométrico. E foi esse trabalho que eu considerei como o produto final.
Agora, se você me perguntar como que foi o show do Rafael Anton Irisarri aqui em Berlim, eu vou te ficar devendo uma resposta. Como a data do show foi próxima do aniversário da minha namorada, os meus planos para o fim de semana acabaram ocupando o espaço que o show teria na minha agenda e eu vou ter que escutar a música cheia de camadas dele em outro momento.
Dá para ver ainda mais detalhes do poster e desse trabalho todo direto no meu Behance.