Skip to content

Celebrando os Dez Anos de Instagram com Ícones do Passado

Quando o Instagram chegou no mercado, precisamente, há dez anos, o mundo dos aplicativos de celular era bem diferente. Visualmente falando, tudo era muito mais skeuomorphic e sou feliz de lembrar como que isso mudou.

Hoje em dia, o mundo é um pouco diferente e alguns podem sentir saudade daqueles anos pré flat-design com saudade. Não sou um desses, mas eu gostei de ver o easter egg que o Instagram disponibilizou para celebrar o aniversário do aplicativo.

Através desse easter egg, você pode voltar a usar o ícone do lançamento do Instagram, em outubro de 2010. Ou mesmo o primeiro ícone usado pelo aplicativo, antes mesmo do serviço ser lançado na App Store.

Você ainda pode escolher outros ícones e, entre eles, está meu favorito. O Classic 2 foi usado entre agosto de 2011 e maio de 2016 e tem uma estética mais curvada, com gradientes mais bem posicionados e acredito que muita gente pensa nesse ícone quando lembra do passado do Instagram.

Para conseguir acessar esses ícones, você precisa ir no settings do Instagram e arrastar a tela para cima onde você vai começar a ver alguns emojis celebrando o aniversário do aplicativo. Quando você chegar no topo, vai dar para ver os ícones que mencionei acima e uma mensagem de celebração dos dez anos do Instagram.

Dá para ver melhor como fazer isso direto no pequeno video que encontrei no Twitter.

Uma coisa interessante dessa celebração do Instagram foi que acabei descobrindo que criei minha conta por lá meros 23 dias depois do lançamento do aplicativo. Já falei sobre minha primeira foto no Instagram aqui antes e continuo feliz de ver que essa foto não tem like algum.