Skip to content

Konrad H. Jarausch explica a ascensão e queda do Muro de Berlim

  • Berlim
  • 3 min read

O Muro de Berlim começou a subir na manhã de 13 de Agosto de 1961 e a capital alemã nunca mais foi a mesma. A construção começou bem cedo, quando operários foram paras as ruas protegidos pelas metralhadoras das forças armadas e da polícia da Alemanha Oriental. Foi assim que Berlim acordou naquele domingo de verão há tantos anos.

O Muro de Berlim começou pequeno mas foi crescendo, evoluindo até se tornar umas das mais famosas fronteiras da história. E, no vídeo abaixo, você vai ver como Konrad H. Jarausch explica o porquê que esse muro passou a existir, porque isso tudo foi feito e como que ele caiu.

The rise and fall of the Berlin Wall – Konrad H. Jarausch

Check out our Patreon page: https://www.patreon.com/teded View full lesson: https://ed.ted.com/lessons/the-rise-and-fall-of-the-berlin-wall-konrad-h-jarausch On August 13, 1961, construction workers began tearing up streets and erecting barriers in Berlin. This night marked the beginning of one of history’s most infamous dividing lines: the Berlin Wall.

Posso dizer que, mesmo tendo estudado o assunto quanto estava na escola e tendo memórias de ver televisão quando o muro caiu, eu só passei a perceber a importância e seu tamanho quando visitei Berlim pela primeira vez, em junho de 2011. Lembro bem de estar andando pela região de onde existe um Memorial ao Muro de Berlim e ficar maravilhado com todas aqueles informações histórias que as escolas brasileiras nunca me ensinaram. Foi um momento mágico para mim, isso eu posso dizer.

Foi por esse motivo que eu gostei tanto desse video do Konrad H. Jarausch para o TED-ED. Lá ele explica o Muro de Berlim desde seu início, ele fala dos motivos pelos quais ele foi construído e compartilha histórias de algumas das pessoas que morreram tentando passar para o outro lado.

O vídeo ainda conta as diferenças entre o lado Ocidental e o Oriental e como que o Muro de Berlim era mais do que apenas um muro. Afinal, ele era um sistema complexo de muros, torres de defesa e muito mais do que só um muro. Além disso, o vídeo ainda fala de como a população conseguiu acabar com sua existência.

Se você sempre quis saber mais sobre o Muro de Berlim, esse curto vídeo de Konrad H. Jarausch é tudo que você precisa no momento. Você vai aprender muito e vai fazer sua futura visita a cidade ainda mais interessante.

Konrad H. Jarausch explica a ascensão e queda do Muro de Berlim

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.