Skip to content

Usando o Archetype para melhorar a tipografia online

  • Design
  • 2 min read

Um dos elementos essenciais de qualquer interface é a tipografia. E estou aqui para falar sobre como o Archetype pode ajudar você a trabalhar com isso. A forma com a qual você, designer de interface, organiza e seleciona as fontes que serão usadas em um website pode sere a diferença entre o sucesso ou o fracasso do mesmo. A forma com a qual você organiza a hierarquia dos tamanhos dos títulos e o corpo do texto pode ajudar os usuários a entender conteúdos complexos. E, mesmo com toda essa importância, eu vejo por ai mais clones e cópias de ideias de sucesso do que algo original e interessante.

Foi pensando nisso que eu resolvi escrever um pouco sobre um site que encontrei há alguns meses e que pode ajudar muita gente com dificuldade de entender como a tipografia influencia o design de interface. O nome desse site é Archetype e lá você pode experimentar inúmeras fontes gratuitas e como que elas aparecerão no site que você está criando.

Primeiro você seleciona as famílias tipográficas que vai usar. Uma para os títulos e outra para o corpo do texto. Após isso, você seleciona como que a proporção de tamanhos vai influenciar a hierarquia visual dos títulos. Depois disso, na etapa visual final, você regula o espaçamento entre as linhas. Depois disso, você pode fazer a mesma coisa para mobile.

Se você gostou do que viu ali, você pode fazer o download das fontes, exportar sua criação direto para o Sketch e ainda exportar o CSS com a configuração de fontes que você desenvolveu. Interessante não?

Ou seja, com o Archetype você pode experimentar com tipografia online sem o compromisso de fazer o download de inúmeras famílias tipográficas e ficar testando cada uma delas. Aqui você consegue fazer tudo isso, ao mesmo tempo e no mesmo lugar. Uma economia de tempo para quem tem sempre muito para fazer.

Para saber mais sobre o Archetype e começar a experimentar um pouco mais com tipografia online, você só precisa clicar no link logo abaixo.

Usando o Archetype para melhorar a tipografia online

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.