Skip to content

O Futuro da Publicidade ou seu Fim?

Assisti o video acima hoje cedo e acabei encontrando um artigo interessante que questionava o que Deb Roy criou como sendo o fim da publicidade. Mas, vamos explicar tudo antes de sair divagando.

Deb Roy resolveu explorar como que acontece o desenvolvimento da fala e da linguagem. Para isso, usou seu filho recém nascido como uma espécie de cobaia e criou um sistema que registrava todo o seu aprendizado em video, diariamente.

Durante esse estudo, Deb e seu grupo de pesquisa, resolveu usar as mesmas ferramentas que criou para explorar a linguagem e estudar a midia pública, online e na televisão. Dessa forma, ele conseguia analisar o que passava na tv e como que o mundo reagia a esse conteúdo online. Com isso ele conseguiu conectar o conteúdo criado a seu comentário social de forma objetiva e ainda permitindo relacionar o consumo, o comportamento e seu engajamento em tempo real. Ou seja, ele consegue saber o que o usuário está assistindo, sua opinião sobre ele e como ele reage àquilo que está assistindo, em tempo real.

Se eu tenho todos esses dados ao meu alcance, porque mesmo que eu preciso da publicidade para vender meu produto? A pergunta é simples mas a resposta pode ser muito mais complexa do que eu imaginei quando assisti o video do TED, mas a conclusão que cheguei é simples. Se a publicidade ficar esperando o mundo mudar, ela vai ficar cada vez mais de lado. O que a publicidade precisa mesmo é servir como ferramenta de mudança e fazer aquilo que o seu consumidor não sabia que queria e ai sim, fazer a diferença.

Influenciado pelo texto: Is This the End of Advertising? – John Winsor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.