Skip to content

Distrações do dia a dia

21-06-10 Cause I'd Rather Pretend I'll Still Be There At The End ~ Explored #1

Nós podemos falar que vivemos uma vida de multi tasking como se fosse uma coisa boa. Mas não é assim que eu vejo as coisas. Multi tasking é um dos mals necessários dos tempos atuais. E todos nós pagamos esse preço. Nunca conseguimos apenas sentar no trabalho e fazer aquilo que precisamos. Sempre existe ali do lado um messenger, um link do twitter, uma música tocando; as distrações estão sempre ao nosso redor.

Distraction is the most corrosive disease of the 20th century. – William James

O poder de se concentrar, a capacidade de concentração de sentar e fazer aquilo que você precisa, na hora que deve ser feito. Essa sim é uma qualidade que deveríamos se esforçar para ter. Eu odeio o termo procrastinar, mas essa enrolação de todos os dias é um dos maiores problemas da atualidade.

E ela só existe porque não conseguimos ficar concentrados. Eu ia culpar nossos iPhones, nossos celulares, nossos iPads que vivem andando conosco para todos os lugares. Eles estão matando nossa disciplina, nossa habilidade de ficar sozinhos, nossa capacidade de ficar entediados. Somos entretidos a todo momento, tudo a distância de um toque.

Mas a realidade não é só entretenimento. Precisamos nos concentrar em riscar tarefas das nossas listas de coisa a serem feitas. O crescimento de tantos to-do lists, de tantos blogs de produtividade, tudo isso vem do problema da nossa falta de concentração.

E ai fica a raíz do problema. Como se focar em alguma coisa se existe tanto ao nosso redor que parece, e as vezes é, muito mais interessante do que aquilo que precisamos fazer?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.