Skip to content

Plastic Logic

Lembro de ficar conversando com alguns amigos em meados de 2004 sobre o que eu acreditava como sendo o futuro do jornal. Eu falava isso já que trabalhava com midia impressa na época e observava uma queda constante na circulação e alcance dos jornais locais. Mas apesar disso, o valor da publicidade nos mesmos veículos continuava em alta. Lembro de mencionar esse tipo de tecnologia em sala de aula, quando eu ainda fazia faculdade de publicidade, e observar a turma comentar com desdém que isso era a realidade.

Então, foi com um enorme prazer que li hoje no NYTimes que mais uma empresa vai entrar no mercado de e-paper, a Plastic Logic. E, dessa vez, com um produto com resolução de tela bem próximo do que conhecemos no papel. A idéia original do produto é a leitura de documentos mas já anda em negociação uma parceria entre um desses conglomerados de mídia americano para a veiculação de notícias nele.

Uma das coisas que mais me interessa nesse tipo de produto, além da portabilidade e tela, é a conexão wi-fi que ele possui. Porque vejo um produto desses também como o melhor leitor de RSS que o mundo já viu. Afinal você pode estar em qualquer lugar do mundo com acesso a um wi-fi e possuir acesso a versão mais futurista de um jornal que o mundo já viu. Apesar de que não acho que jornal é o nome certo para o que você poderia ver.

Espero que o mundo não encha esse produto de travas e DRMs da vida porque eu sou muito mais um e-paper do que um sub-notebook quando se trata de acesso a informações. Em janeiro de 2009 ficaremos a par do valor do produto da Plastic Logic.

New E-Newspaper Reader Echoes Look of the Paper – NYTimes.com

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.