Skip to content

Instravel — Uma Experiência com a Fotografia no Turismo de Massa

  • Fotos
  • 3 min read

Se você passar alguns minutos dando uma olhada no que é publicado no instagram, você começa a observar alguns padrões visuais nas fotografias. E foi pensando nisso que um usuário do Vimeo chamado Oliver Kmia resolveu criar um video chamado “Instravel — A Photogenic Mass Tourism Experience”. Lá ele mostra como somos todos fixados em criar imagens perfeitas e, dessa forma, acabamos criando uma versão homogênea da nossa criatividade.

Eu vejo muito disso devido ao meu blog de turismo, o Fotostrasse. Inicialmente, o blog foi surgindo inspirado em resolver isso. Afinal, todo mundo parece vir para Berlim para fazer os mesmos passeios, ver as mesmas coisas. Isso passou a me incomodar mais do que o normal e o blog acabou sendo uma forma de remediar isso. Mas, quando se trata de fotografias, essa lado homogêneo parece se tornar ainda mais forte.

Algumas vezes, quando estou viajando, gosto de parar na calçada de um local cheio de turistas, apontar minha câmera para algum lugar aleatório e ver quanto tempo vai demorar para alguém ir fazer a mesma coisa que eu. Apontando para o mesmo local e próximo de mim. Isso aconteceu algumas vezes quando fui para Paris em Dezembro do ano passado e acredito que é o mesmo motivo pelo qual o video “Instravel — A Photogenic Mass Tourism Experience” acabou existindo.

Instravel – A Photogenic Mass Tourism Experience

► Editing: facebook.com/Oliver-KMIA-1622032868057530 instagram.com/oliverkmia/ twitter.com/OliverKMIA ♫ Music: Ben Laver benlaver.com https://soundcloud.com/ben-laver/instravel-a-photogenic-mass-tourism-experience-soundtrack ► Concept: I explained all the details of the video in this article at: https://fstoppers.com/bts/how-i-created-viral-video-and-what-i-learned-process-218052 I came up with this idea last year while traveling in Roma. I wanted to take a look at the popular Trevi Fountain but I never managed to get close to it.

O video acima começa com aquelas fotos obrigatórias de passaporte e segue para outras fotos de asas de avião. Depois, vamos para todos os clichês de fotografia de viagem: a Torre Eiffel, o Taj Mahal, Machu Picchu… Não tenho nenhum problema com esses locais, o que me incomoda é como as pessoas parecem que querem fotografar tudo da mesma forma, apenas para ganhar likes nas redes sociais. Não é uma fotografia de viagem pela lembrança, pelo registro, pelo lado visual. É uma fotografia apenas para mostrar para outras pessoas onde você esteve.

Se você passar alguns momentos pesquisando as hashtags que o autor usa no vídeo, você vai acabar encontrando alguns perfis talentosos e com fotos fora do comum. Afinal, as redes sociais são apenas mais uma ferramenta e algumas pessoas acabam cedendo a pressão coletiva na sua busca por apreciação. Porém, o que mais me chamou a atenção no “Instravel — A Photogenic Mass Tourism Experience” é como que existe uma forma de comportamento coletivo que parece ser governado por nossa necessidade de ganhar likes em aplicativos como o Instagram. Aliás, pode me seguir por lá.

Se você quer aprender um pouco sobre como o vídeo foi feito, você precisa dar uma olhada no Fstoppers e pronto.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.