Skip to content

The Filter Bubble

Eu sei que não estava sozinho no dia que percebi que faltava alguma coisa no meu Facebook. Um dia, a maioria dos meus amigos de Belo Horizonte, tinha sumido do meu timeline. E eu não sabia o porquê disso tudo.

Acabei deixando de lado até o dia que eu descobri a existência do livro The Filter Bubble do Eli Pariser. Depois de assistir sua palestra no TED, descobri que a mesma coisa tinha acontecido com outras pessoas. Tudo faz parte do conceito de hiper personalização do Facebook mas a mesma coisa acontece com outros sites.

Saiba mais sobre esse fenômeno no livro Filter Bubble de Eli Pariser.

Se você faz uma busca por um termo, os resultados que vão aparecer são aqueles que um algoritmo do Google presume que sejam mais interessantes para você. Eli Pariser usa de exemplo uma busca feita em março desse ano por “Egito”. Duas pessoas fizeram essa pesquisa e uma delas encontrou apenas informações turísticas, sendo que a outra recebeu todas as informações sobre a crise política e os protestos que ocorriam na Praça Tahir. Ou seja, se você só busca um tipo de informação, esse sites só irão te mostrar aquilo que você quer. E isso pode não ser tão bom assim.

O problema em si é que, antes da internet, a informação que chegava até nós passava por pessoas. E essas pessoas, esses editores de conteúdo, vinham com uma ética, se podemos dizer assim, que não existe nos algoritmos digitais de hoje em dia. Ou seja, dessa forma você acaba recebendo apenas as notícias mais confortáveis a sua leitura. Ficando completamente fora das notícias e fatos que podem ser mais questionáveis, mais importantes, mais relevantes e que tenham outros pontos de vista. E eu não quero isso para mim.

Saiba mais sobre o livro e sobre esse fenômeno no Filter Bubble. Além disso, a JWT entrevistou o autor conseguiu um papo bem interessante com ele, leia tudo no: Q&A with Eli Pariser, author of ‘The Filter Bubble’ | JWT Intelligence

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.