Skip to content

E Se a Publicidade Online Tiver Fracassado?

A cada dia que passa fico pensando mais e mais no que faço e como que cheguei nesse ponto da vida. Acho que é a idade chegando. Depois de acompanhar o OFFF e ler sobre algumas das indicações que alguns palestrantes fizeram, surgiu essa ideia na minha cabeça: será que a publicidade online fracassou?

Já estamos com um pouco mais de 15 anos de internet comercial no Brasil e a internet em si é um fenômeno massivo mas a publicidade nesse meio é quase como uma piada de mal gosto. Imagine que, nos primeiros 15 anos da televisão, ela já havia criado algumas marcas de consumo extremamente poderosas. Mas, quando se trata de internet, as únicas marcas fortes que consigo pensar são aquelas que foram criadas nesse ambiente, como o Google, o Facebook e a Amazon. É a mesma coisa que dizer que as únicas marcas fortes que a televisão criou foram a Globo e a SBT.

Depois de 15 anos de internet comercial, você consegue pensar em 5 marcas que foram construídas usando, primariamente, a publicidade online?

O que é chamado de “display advertising” lá fora, aquilo que aqui chamamos de banners, é uma piada. As promessas de “interatividade” que foi vendida por eles é inexistente e sua superioridade quanto a publicidade tradicional existe mesmo? Quando tento analisar os dados de cliques, vejo que duas pessoas clicaram num banner. Duas pessoas clicaram num banner que ficou 24 horas num site com milhares de visitantes diários. E alguém pagou um bom dinheiro por isso.

Eu não sei se consigo acreditar na mídia social como ela é trabalhada hoje. Existem muitas exceções mas a maioria dos trabalhos que vejo são feitos de clichês e de adaptações de outras campanhas que não fizeram sucesso. Mídia Social é quase um rumor. Todo mundo fala sobre isso mas ninguém tem muita noção de como medir resultados e como alcançar o sucesso esperado.

Essa semana que passou, assisti alguns vídeos sobre publicidade online, mídia social e marketing digital, na esperança de que alguma inspiração viria me ajudar a escrever esse texto e em tudo que eu vi, minha confirmação de fracasso da publicidade online era reforçado. Escutei muitas vezes os objetivos de atingir seguidores, criar comunidades, aumentar o engajamento mas nenhuma vez escutei algo simples como aumentar as vendas. E não é esse o principal objetivo da publicidade?

Acho que estou vivendo num mundo diferente. Porque, eu não tenho a lábia necessária para dizer para um cliente de que todos aqueles milhões que eles estão gastando com publicidade é voltado para a criação de comunidades que podem, ou não, aumentar a venda dos seus produtos num futuro próximo. O cliente quer resultado e quer agora. Como a publicidade online pode resolver isso?

Acredite em mim quando eu digo que adoraria que a publicidade online consiga atingir todos os seus objetivos e que seja um sucesso. Afinal, eu trabalho com isso e gosto muito do que faço. Mas, a publicidade online é como o Brasil. Todos dizem que somos o país do futuro mas ninguém consegue ver esse futuro chegar. Espero que algo mude.

—–
Texto escrito originalmente para a página da Volvo Cars no Facebook: Será que a publicidade online fracassou? | por: Felipe Tofani (Pristina)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.