Trabalhar de casa é o sonho de muita gente que eu conheço mas, é uma das coisas mais difíceis de se fazer com qualidade. O famoso Home office é sonho de muita gente e comecei a trabalhar de casa, como freelancer, em 2006. Eu pegava alguns projetos e levava para casa para ver se conseguia resolver por lá. A maioria deles atrasava e dava errado. Fui aprendendo com o tempo.
Em 2008, sai da agência que eu trabalhava para uma outra que acabou não dando muito certo. Não pensei duas vezes e usei meus contatos para começar alguma coisa como freelancer. Cometi dezenas de erros, criei inimizades, perdi clientes, criei problemas mas, aprendi como trabalhar de casa.
Dicas de Home Office: Mais Produtividade?
E, hoje, posso dizer até que prefiro trabalhar em casa. Me considero mais produtivo assim, mais criativo até. Entendo que não é para todo mundo e que algumas pessoas tem mais facilidade para trabalhar assim e outras simplesmente não conseguem. Sei que não foi fácil para mim mas algumas coisas ajudaram a resolver isso.
A primeira coisa que é necessária para você conseguir trabalhar de casa é a confiança de quem te contratou. Seu chefe precisa confiar em você e você precisa manter essa confiança inabalada. Você precisa confiar em você e saber que consegue fazer aquilo que te pediram no prazo combinado. Se você gosta do que faz, gosta do seu trabalho, não tem problemas com horários e é um ser humano decente, acredito que isso não vai ser um problema para você. Só espero que seu chefe não viva no século retrasado e fique querendo sinais de vida a todo momento como já aconteceu comigo.
Dicas de Home Office: Organização Pessoal
Tenha tudo que você precisa organizado. Seja dentro do seu computador, seja nas suas coisas. Você não vai conseguir ser produtivo no meio de uma bagunça. Você não vai conseguir ser produtivo se passar mais tempo procurando um arquivo do que trabalhando nele. Seja organizado, você vai precisar. E vai precisar mesmo.
Uma coisa que é necessária para trabalhar em casa, principalmente se você não tem um lugar específico para trabalhar, é um headphone. É um pouco complicado trabalhar com tudo que poderia te distrair ao seu redor. Eu gosto de colocar meu headphone, dar play em alguma coisa e me concentrar no que preciso entregar. O mundo pode cair ao meu redor, meus gatos podem destruir o sofá atrás de mim e Berlin pode estar pegando fogo, mas eu estou ali sem saber do que está acontecendo ao meu redor. Meu sonho é ter um local para trabalhar separado do mundo mas, enquanto não tenho isso, uso e abuso do meu headphone.
Quando comecei a trabalhar de casa, lembro de passar 4 dias seguidos sem sair do computador, trabalhando e produzindo sem pensar no que eu estava fazendo. Claro que isso causou uma série de problemas para mim mas deixou o cliente feliz e satisfeito com todo o material antes do prazo. Hoje eu sei que não sirvo para trabalhar assim. Gosto de trabalhar cedo e ter o dia para fazer o que eu quiser e bem entender. E, quando eu digo cedo, eu falo cedo mesmo. Dependendo do projeto que preciso fazer, acordo por volta das cinco da manhã e trabalho sem pausa até o meio dia.
Gosto de trabalhar quando não existem distrações ao meu redor. Quando minha esposa está na rua ou quando ela está dormindo e quando não tem muito o que fazer por Berlin. Algumas pessoas gostam de trabalhar pela madrugada, eu odeio isso. Prefiro madrugar e resolver minhas coisas. Para organizar meus horários uso uma mistura de Google Calendar com um agenda de papel. Para contabilizar minhas horas trabalhas, uso o TicToc e anda funcionando bem.
Dicas de Home Office: Explicando que você não está de férias
Quando você trabalha de casa, é complicado fazer com que seus amigos entendam que você não está de férias e que, aquilo que você faz ali é um trabalho de verdade. É triste mas eu tive que aprender a dizer não na marra. Foi complicado nos primeiros meses mas agora eu, acho que, aprendi. Acabei passando a trabalhar mais cedo exatamente para isso. Ter parte do dia livre para se entreter é mais que essencial quando você não tem uma estrutura de trabalho bem definida como um freelancer tem. Se você ficar sentado no computador o tempo todo, vai acabar perdendo sua produtividade. E, se você ficar fora de casa demais, não vai conseguir terminar aquele seu projeto. Equilibrar essas coisas é difícil mas essencial.
Tenha uma boa cadeira já que você vai passar grande parte dos seus dias sentado nela. Tenha um caderno para anotar suas tarefas e para você ter o prazer de riscar aquela lista de coisas a fazer com tudo aquilo que você fez durante a semana. Tenha um laptop para que você possa fugir de casa quando ficar cansado de olhar para as mesmas coisas todos os dias. Algumas vezes, ajuda mais do que você imagina.
Esse post foi inspirado em parte por um artigo que li hoje cedo chamado Top 10 must-haves when working from home | Bad Language. Se você gostou das fotos aqui no post, tenho um set no flickr com minhas mesas de trabalho. É sério.
Legais essas dicas.
Eu comecei a trabalhar de casa há um mês e tenho compartilhado algumas impressões no meu blog também: http://giovanicastelucci.com/blablabla
É legal escrever porque também cria um certo registro, além de tornar as coisas mais claras.
gosto disso de manter um registro de como tudo começou.
boa sorte ai nessa empreitada
=]
é sempre bom ler/ouvir e conversar sobre essa experiência de se trabalhar em casa. É algo que venho buscando pq me sinto mais feliz e produtivo. De fato, é preciso paciência. o resultado financeiro não é tão imediato quanto de uma agência, mas vc tem a sensação de estar num esquema mais justo pq vc está no comando. Se conhecer a todo tempo.
Massa demais o post, bro.
Abração.
Legal o post e o blog. Eu trabalho de casa também mas não como um empregado, e sim como um freelancer/empresa (com CNPJ e tudo). Passei por muita coisa parecida com o que você citou mas o período de transição não foi tão difícil… tirando o atrito com algumas pessoas. Não me adaptei muito bem à realidade do mercado, talvez pela minha formação anterior (Direito).
Adorei o texto, descreveu exatamente meu primeiro ano de home-office. Um grande abraço
Pergunta sobre o TicToc: ele tem alguma integração online?
eu usava o Harvest e gostava de ver os relatórios depois de quantas horas tive que trabalhar em cada projeto. Ele tem uma visão assim?
De qualquer forma, olhando o vídeo do produto tive uma ideia: acrescentar nele todas as tarefas antes de começar a trabalhar, repetindo o processo do caderno. Como ele mostra o número de horas trabalhadas em cada tarefa, abrir aquilo de vez em quando e ver algumas tarefas com zero horas trabalhadas seria um bom incentivo pra acabar a tarefa atual logo.
Posso estar viajando, mas acho que funcionaria pra mim.
Pingback: Primeiro mês trampando por “conta” – freelancer – @lekaverta
Eu acho fantástico trabalhar de casa .. o problema começa quando deixamos que o trabalho roube o tempo de deveriamos estar dando para a familia. Conseguindo controlar isso é só alegria.