Skip to content

Klout, foi um prazer em conhecê-lo

Pensei um pouco antes de fazer isso mas acabei de cancelar minha conta no Klout. Essa imagem acima é o último registro que terei do meu profile lá. Sim, eu deletei minha conta no Klout e estou aqui escrevendo um texto explicando para o mundo meus porquês.

Acho o Klout uma ótima idéia, essa forma que eles criaram de analisar a crescente mídia social baseado no que eles chamam de influência, é algo que vai ser grande num futuro. Só não acho que esse futuro chegou ainda.

A maioria das pessoas conhece o serviço devido ao dito Klout Score, que é um número que marca a sua influência da mídia social baseado na forma que você interage no twitter, facebook, google plus, linkedin e outros sites por ai. Esse é o que todo mundo vê lá quando você entra no site mas eu acredito que tem algo mais por ali. Acredito que eles querem demonstrar que todo mundo tem uma influência online, eles querem que você demonstre esse seu poder e entre em contato com as marcas que querem utilizar dessa sua influência.

E todo mundo tem um círculo de influência ao seu redor. Quando você tira a foto de uma cerveja que está bebendo, posta ela por ai e diz o que você achou da cerveja, de uma forma ou de outra, você está influenciando o pessoal que viu e interagiu com essa imagem. É simples assim. E o Klout quer usar e mensurar esse poder que todos temos. Da mesma forma que o Google mede, analisa e tenta compreender toda a informação que temos pela internet, o Klout quer fazer isso com a dita influência. Só acho que eles não estão fazendo isso.

E foi por isso que eu resolvi cancelar minha conta lá. Eu passei a achar o serviço chato, confuso e, digamos, possivelmente perigoso, no seu estado atual.

Chato porque eu resolvi usar o aplicativo do klout no meu iPhone e todo dia que eu olhava para ele, o número me dizia o que valia na internet. Se esse número subia, eu achava legal. Se esse número caia, eu ficava tentando pensar no porque que isso tinha acontecido. E eu nunca consegui entender isso dai. Eu nunca entendi porque isso acontecia sendo que meu número de followers no twitter crescia, meus posts no facebook tinham o mesmo número de likes de sempre, esse tipo de coisa. E o Klout nunca me dizia o que eu deveria fazer. Ele apenas me dizia que, de alguma forma muito superficial, eu falhei. E eu não preciso de um site que faz isso. Já estou satisfeito com meus pequenos fracassos diários para ter um site me julgando.

Confuso porque eu não sei como sou julgado ali, não sei como melhorar meu Klout Score e nem sei porque esse número sobe e desce com uma frequência estranha. Eu não entendi como o Klout julga essa influência e cansei de tentar entender como funciona e voltar sem nenhuma conclusão. Simples.

E, possivelmente perigoso, porque ando vendo pessoas sendo julgadas baseadas nesse Klout Score. Ano passado, conheci o Klout depois que li que um evento de moda limitou a sua lista de convidados baseado no Klout Score dessas pessoas. No mês passado eu li alguma coisa sobre empresas utilizando desse mesmo Klout Score para ver se um candidato era bom o suficiente para uma vaga de emprego. E isso é estúpido em tantos níveis que eu não sei nem o que dizer.

Outra coisa que eu acho estranho no Klout é uma questão de privacidade na mídia social que anda passando na minha cabeça desde que mudei para a Alemanha. Se o site tem acesso as minhas redes sociais, uma parceria com marcas e um sistema de julgamento e categorização que eu não entendo por completo; porque ele não poderia usar de todas essas informações contra mim e a favor dessas marcas e empresas?

E, por isso tudo eu resolvi sair do Klout. Pode ser algo passageiro, pode ser que eu volte em breve. Só posso dizer que, não acredito no Klout como ele funciona hoje e não acho que eu deva fazer parte do serviço nessa forma.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.