Skip to content

Baroness

  • música
  • 5 min read

Vi o Baroness tocando no Magnet, aqui em Berlin, no início de agosto mas só consegui terminar de subir todos os vídeos que fiz desse show essa semana. Por isso a demora tão grande para escrever esse post. Muita coisa aconteceu com a banda desde que esse show aconteceu por aqui. E, por isso mesmo, esse show acabou ficando tão marcado na minha cabeça. Mas, vou começar o post falando sobre o flyer que eu fiz para o evento.

Primeiro, o Poster

Já falei aqui antes que, desde que mudei para Berlin, estou com a ideia de criar um flyer ou poster para cara show que eu acabo indo. Isso aconteceu algumas vezes mas eu ainda estou atrasado com vários shows que fiz aqui. Mas, é um projeto pessoal meu e eu faço o que bem entender com isso.

No caso do Baroness, resolvi criar algumas regras e não fazer algo tão freestyle assim. Afinal, liberdade total pode dificultar mais do que ajudar nesses casos. E o Baroness é famoso pelo trabalho de ilustração que o guitarrista, John Dyer Baizley, cria para a banda. Então, se eu seguisse esse estilo dele, eu acho que não chegaria a lugar nenhum. Estaria copiando o estilo dele e criando algo que não é nem de perto algo meu. Então resolvi fazer algo diferente.

Minhas regras eram simples: usar apenas duas cores e não usar nada mais do que as formas das letras que compõem o nome da banda para ilustrar qualquer coisa. Depois de ter essas regras definidas, eu sai fazendo experimentos e gostei bastante do exercício de ausência de cores e limitações de formas. Gostei tanto que acabei criando três posters diferentes. Um deles pode ser visto ali em cima no post e os outros estão logo abaixo.

second
third

Se gostou desses posters, vai lá no meu Behance e clica no like do final. A família imigrante germânica agradece.

Segundo, o show do Baroness em si.

Assistir shows no Magnet é uma coisa bem legal. O espaço é pequeno, cabem umas 100 pessoas, e você acaba ficando bem perto do palco. Como eu prefiro ver o show o mais próximo do palco possível, sempre gostei dos shows que vi por lá. Comecei vendo o Valient Thorr no meio de abril, depois vi o Jucifer em junho e depois o Baroness em agosto. E todos foram bem legais. Ainda devo alguns vídeos, posts e flyers de todos esses shows ai mas um dia eu termino isso.

Então, o Baroness veio para Berlin divulgar o seu novo disco, Yellow & Green. Um disco que eu não tinha escutado direito, antes de saber do show, mas que acabou se tornando um dos meus discos favoritos de 2012. EULA, Take my Bones Away, March to the Sea; essas músicas são fenomenais no disco e ao vivo ficaram ainda mais empolgantes. Mas as músicas de outros discos, como Sweetest Curse, ficaram bem legais também. Algo que não foi inesperado já que já tinha visto alguns vídeos deles online e sempre soou muito melhor do que eu esperava.

Sai do show idolatrando a banda de um jeito que eu não fazia antes. Sentei em casa e fiz esses posters que vocês viram acima e, sai divulgando esse trabalho por ai. Na semana seguinte, fico sabendo de que a banda sofreu um acidente de ônibus durante a parte britânica dessa tour pela Europa e fiquei sem palavras. Não cheguei a conversar com nenhuma das pessoas da banda mas a atitude deles com o público me deixou a impressão de pessoas, no mínimo, legais. Ganhei um aperto de mão do vocalista antes do fim do show e um amigo meu conversou com ele depois e confirmou a impressão de que eles são foda. Mas ai rolou isso tudo. Eu tinha visto o show da banda na semana anterior e agora pode ser que esse show seja o único da minha vida. Sem contar que as notícias eram de que alguém poderia ter que amputar o braço ou algo assim. Sei lá, foi estranho aquele minuto pós notícias. Mas, parece que tudo está bem com a banda e eles vão voltar a tocar num futuro próximo.

Acima, dá para ver o playlist que criei no youtube com os vídeos do show. Algo que eu preciso aprender a fazer sempre.

Então é isso daqui. Quando o Baroness voltar a fazer shows, pretendo ir a todos que puder. E, se eu fosse você, faria o mesmo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.