Skip to content

Desenhar Números

  • Design
  • 2 min read

Foi no início do ano que criei essa mania estranha de desenhar números. Lembro de estar pegando um ônibus em São Paulo e estava escutando mais um episódio do Design Matters with Debbie Millman, meu podcast favorito de todos os tempos.

Nesse dia específico eu dei sorte de me deparar com uma ótima entrevista com o Erik Spierkermann onde ele falava sobre sua história como designer e tipógrafo.

Mas o importante aqui foi uma informação que ele passou que eu nunca tinha parado para pensar: números e letras tem origens diferentes. Sim, essa frase ao lado iniciou alguma coisa na minha cabeça que eu nunca tinha pensado antes. O alfabeto que usamos hoje é de origem latina, os romanos usavam um estilo tipográfico bem próximo daquilo que temos hoje. Mas os números são diferentes.

Os números vieram do oriente e seguem uma lógica completamente diferente do alfabeto que usamos. Erik Spierkermann disse que sempre teve dificuldade em desenhar números porque sua origem é tão diferente do alfabeto que usamos. Não sei porque mas isso nunca tinha passado na minha cabeça. Nós escrevemos em uma língua e contamos em outra. Passei a prestar atenção na forma com a qual desenho números, suas curvas e suas formas e comecei a desenhar essas formas.

Ontem eu me peguei desenhando mais uma vez. E fiquei pensando no que devo fazer com essa mania. Se devo criar uma fonte numérica ou se devo continuar rascunhando alguma coisa até surgir uma fonte por inteiro. Essa é a dúvida que acordou comigo hoje.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.