Skip to content

O Memorial Soviético do Treptower Park

  • Berlim
  • 4 min read

Era tarde e estava ainda chovendo um pouco quando sai de casa sem direção. Sai de Neukölln em direção ao Spree por caminhos que eu nunca tinha feito e sem ideia de onde acabaria indo. Estava cansado de ficar em casa, trabalhar em home office tem seus lados positivos e seus lados negativos no final das contas. Depois de uma meia hora andando percebi pelo mapa no iPhone que estava perto do Treptower Park e que deveria ir para lá, já que esse parque estava na minha lista de locais a visitar aqui em Berlin tinha tempos.

O Memorial Soviético do Treptower Park

Chegar no Treptower Park depois das 20 horas e com o clima nada agradável daquele dia acabou transformando o parque no meu quintal. Durante todo meu passeio pelo local, eu não devo ter visto mais do que cinco pessoas. O que transformou o Memorial Soviético do Treptower Park em algo ainda mais interessante e majestoso.

O Memorial Soviético do Treptower Park

O Memorial Soviético do Treptower Park foi criado alguns anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1949, e era o principal memorial no lado oriental de Berlin. Ele foi construído não apenas como um memorial de guerra, mas também como um cemitério militar para cerca de 5 mil combatentes soviéticos que morreram nos dois meses da Batalha de Berlin no início de 1945. Ou seja, quando você passeia pelo parque, você está dentro de um cemitério. Eu achei estranho esse pensamento mas tudo bem.

O Memorial Soviético do Treptower Park

Chegando no memorial, é difícil não tirar os olhos da grande estátua que é o ponto central do monumento. Do alto de seus 12 metros, você enxerga um soldado soviético armado com uma espada segurando uma criança alemã, sobre uma suástica destruída. Pelo que eu entendi, a escultura criada por Yevgeny Vuchetich retrata os feitos do Sargento Nikolai Masalov que, durante o ataque final contra os alemães, resolveu arriscar sua vida para resgatar uma criança que estava abandonada no meio do campo de batalha. Como a estátua está no topo de uma escadaria, a imagem que tive quando cheguei por lá foi ainda mais grandiosa. Valeu todo o passeio.

O Memorial Soviético do Treptower Park

Além da estátua, existem 16 sarcófagos de pedra, um para cada uma das Repúblicas Soviéticas da época, com relevos contando a Batalha de Berlin e frases de Joseph Stalin. Na imagem acima dá para enxergar parte desses sarcófagos e as bandeiras soviéticas estilizadas que marcam a chegada ao local.

O Memorial Soviético do Treptower Park

A imagem acima é da estátua que marca a entrada do Memorial Soviético do Treptower Park, onde podemos ver uma representação da Mãe Rússia chorando a perda de seus filhos. Um pouco mais a frente dá para enxergar os soldados que ficam logo ao lado das bandeiras soviéticas estilizadas e é onde se tem uma visão bem panorâmica de todo Memorial.


View Larger Map

O Memorial Soviético do Treptower Park fica em Alt Treptow, na parte sul de Berlin, e pode ser acessado facilmente pela estação Treptower Park da S-Bahn. Fica um pouco fora do círculo turístico de Berlin mas vale muito o passeio.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.