Skip to content

O que eu aprendi com meus designs fracassados

  • Design
  • 3 min read

Já tem alguns anos que eu faço o que eu faço e já perdi as contas de quantos layouts para sites e impressos que eu fiz. Muitos viram a luz do dia e alguns nunca chegaram a ser mostrados para um cliente. Alguns falharam em etapas internas e foram refeitos e outros falharam em etapas finais e não chamaram a atenção que deveria e não responderam bem ao que o cliente precisava.

É óbvio que, agora, eu sei que o que funciona para mim não necessariamente funciona para o resto do mundo. Ou mesmo para o cliente que está comprando o meu layout. Já escutei algumas vezes que ninguém entendeu o layout, tanto quanto já escutei que o que eu fiz ficou perfeito. Sei que não é sorte mas sim trabalho então abaixo eu resolvi criar uma lista das coisas que eu aprendi errando sempre.

  • Se eu passar tempo demais prestando atenção em pequenos detalhes, eu sei que vou perder o foco no projeto. Mas se eu ficar só prestando atenção no projeto em si, nunca vou dar a devida atenção a alguns detalhes. Encontre o equilíbrio ou trabalhe em dobro.
  • Existe uma diferença muito grande entre o sue gosto pessoal e alguns princípios do design. Se você vai argumentar com alguém uma cor, uma fonte ou um gráfico, saiba do que você está falando e argumente de verdade. Não fale que algo tem que ser daquele jeito porque “fica mais bonitinho”. Por favor.
  • Dê a devida atenção para a tipografia. Ela que pode distinguir um trabalho bom de algo medíocre. Afinal, você está vendendo uma mensagem quando coloca aquele layout no ar. Se ninguém conseguir ler ou entender do que se trata, você falhou.
  • Aquele seu trabalho experimental talvez não funcione muito bem para aquele cliente do ramo farmaceutico. Saiba quando experimentar.
  • Não tenha medo de pedir ajuda. Já perdi tempo demais fazendo e refazendo coisas que eu achava que sabia sendo que qualquer outra pessoa teria resolvido aquele problema para mim em minutos.
  • Tente participar de um projeto desde o início e opine em tudo. É melhor começar a filtrar as idéias desde o início do que ter que refazer parte de um layout porque “ninguém tinha pensado naquilo”.
  • Aquilo que é óbvio para mim, não necessariamente é óbvio para o resto do mundo.
  • Tente ter informações sobre o comportamento do usuário no site que você criou. Se possível, aprenda algo com esses dados e tente melhorar a navegação.

Claro que eu prefiro aprender com meus acertos mas meus erros sempre me marcaram mais. Prefiro aprender com esses erros do que nunca comete-los. Pelo menos é o que eu penso hoje.

1 thought on “O que eu aprendi com meus designs fracassados”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.