Skip to content

Direção de Arte e Feedbacks

  • Design
  • 2 min read

Uma das funções básicas de um diretor de arte é guiar sua equipe; seja ela composta de assistentes, estagiários, designers. Esse direcionamento ocorre de forma simples, através de pequenos feedbacks diários sobre trabalhos. Mas um dos problemas que mais vejo nessa função é exatamente a falta de noção em como fazer isso de forma correta.

A primeira coisa que eu penso quando me pedem um feedback sobre um layout é simples: ninguém se importa com minha opinião. Quando um designer me pede um feedback sobre um layout ele quer minha análise estética e funcional sobre aquele trabalho. Pode não ser muito simples tentar pensar como um público alvo mas é um mal necessário. E eu preciso pensar dessa forma.

Outra coisa que eu tento fazer é dizer a coisa certa na hora certa. Não adianta nada eu sair criticando erros de ortografia quando o foco é a tipografia escolhida. O importante aqui não é focar em detalhes triviais e sim em pontos que vão fazer a diferença no futuro. Pense na escolha da paleta de cores, pense na tipografia, no grid de elementos e na sua organização e deixe o resto para depois.

Elogiar é mais simples do que você imagina. Antes de sair criticando um layout pense em quebrar a estrutura hierárquica e se coloque no mesmo patamar que o resto da sua equipe. Elogiar é sempre a melhor forma de fazer isso. Primeiro porque você levanta a moral da pessoa e a coloca no mesmo lado da mesa que você está, fazendo com que qualquer crítica construtiva sua se torne muito mais provável de ser implementada. Além disso, tratar bem sua equipe ajuda muito quando você mesmo precisar de algum feedback em relação a algo que você está fazendo. É muito mais simples interpretar a ausência de críticas positivas como total ausência de aprovação e entusiasmo. Afinal, ser legal com as pessoas não te atrapalha em nada.

Direção de arte é muito mais do que a soma da experiência que você tem com a sua capacidade estética. Direção de arte é liderança e não vejo melhor forma de se tornar um líder a ser seguido do que liderando pelo exemplo. Tente colocar em prática algumas das coisas que eu disse acima e você vai ver como que as coisas ao seu redor tendem a mudar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.