Neuza Tofani – 04/03/33 – 05/05/07

no último aniversário dela

Em julho ou agosto de 2003, eu trabalhava com fazendo piercings. Tinha acabado de mudar para uma nova loja, Exotic é o nome desse local, e recebi uma surpresa meio inesperada. Minha mãe foi lá com a minha avó me visitar.

A idéia da visita era que a minha avó deveria autorizar a minha mãe a ser furada pelo filho dela. Minha mãe queria porque queria um piercing no nariz, daqueles com pedrinhas brilhantes.. A recepcionista da loja não entendeu muito bem o que acontecia, mas ela não tinha que entender nada mesmo. Era assim que minha vó funcionava.

Acabou que ela ficou de mão dada com a minha mãe enquanto eu fazia o piercing nela. Deu tudo certo e eu sempre lembro dessa história quando as pessoas ficam falando dos avós deles. A minha sempre foi a mais legal.

Conto isso agora porque minha mãe me ligou de Belo Horizonte para me avisar que depois de quase 20 dias no hospital, minha vó morreu. Não que não fosse esperado dela que já tinha problemas cardíacos desde os anos 80, depois arrumou um câncer na garganta e ainda sobreviveu a ser atropelado por um ônibus quando tinha 60 anos.

Ela foi professora emérita de matemática na UNA antes daquilo ser uma universidade, maestra e adorava números. Nasceu em 33 e sempre gostava desse número. Coincidência que ela tenha morrido numa data com números repetidos nela. A foto acima é do último aniversário dela, em março de 2007. Não lembro se estava lá com ela mas foi a última foto dela que eu achei aqui.

Neuza Tofani de Macedo Rocha, era o nome dela e ela era minha vó.

8 thoughts on “Neuza Tofani – 04/03/33 – 05/05/07”

  1. Po cara, acompanho sempre seus blogs e não pude deixar de comentar hoje …

    Minha avó chamava Neuza tbm, e ontem fez 16 meses q ela faleceu …

    Imagino o qnt vc deve tah mal pq sei oq vc tah passando …

    Po, força pra vc e pra sua família …

    Nessas horas nada q agente diga ajuda muito né? Mas enfim, desculpa a intromissão …

    Abraços

  2. tava tentando bodar aqui quando por um acaso resolvi passar pelo fotolog…
    espero conseguir falar contigo amanha.
    sorte.

  3. tentei te ligar ai porque lembro que tu falou comigo dela na ultima vez que a gente se viu. mas acabei que nem consegui. fiquei muito pouco tempo em BH no domingo.

  4. Neuza Tófani… demorei muito para procurar por ela.
    Dizia que eu tinha o sorriso mais bonito da UNA… eu era ainda bem jovem na época.
    Me levou à casa dela inúmeras vezes, para ensinar matemática. Só ela mesmo! Me ajudou muito, e sempre falei dela…
    Nem sei se estou falando com alguém que venha a ler. Mas ela sabe que estou escrevendo!
    Ela era durona mesmo, mas eu gostava disso, para aprender melhor. Saudades… muitas saudades!
    Onde ela foi enterrada?
    Depois de ter estudado na UNA, voltei lá para trabalhar como coordenadora do curso de comex. Perguntava por ela, e todos se restringiam a falar que ela estava bem. Saí em 2003, adoeci, tive um câncer, e agora estou me reestabelecendo. Sempre me lembrando dela, aquela expert, resolvi buscar na rede. E eis esta notícia… Há um ano ela foi ensinar matemática financeira no Paraíso… No mês de Maria, no mês das mães… Que Deus a abençoe sempre!

  5. Pingback: Um Ano | blog de felipe tofani // blog.ftofani.com

  6. Felipe, que triste notícia a morte de nossa querida Neuza Tófani. Eu fui aluna dela na UNA e estava procurando por ela para enviar-lhe um convite para a comemoração de nossos 25 anos de formados, quando me deparei com seu blog.
    Eu AMAVA a Profa. Neuza do mais profundo coração.
    Estou triste!

    Abraços
    Belma Nolli

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.