Skip to content

Para que webdesigners?

  • Design
  • 2 min read

Se você pode utilizar  serviços online para criar seus próprios sites de graça? É assim com o SiteKreator e com o Google Page Creator e parece que está vindo mais um para aumentar a concorrência: Synthasite. Não quero falar sobre o fator tecnológico dos sites porque sei que existem vários blogs falando sobre isso, entre aqui e veja mais sobre isso. Eu quero comentar é sobre o fator mercadológico do que parece estar ocorrendo.

Apesar de saber que um site como esse nunca substituirá por completo um webdesigner com experiência e conhecimento, ele pode substituir o modelo de negócios focado nas pequenas empresas e profissionais com baixo conhecimento técnico mas com a necessidade ou vontade de ter sua presença online. Apesar de existirem sistemas com blogs dessa forma, que para mim são bastante similares ao produto realizado por esses serviços, o público alvo deles é outro. Pelo menos é o que parece para mim. Imagine aquele dono de padaria que quer fazer um site com algumas informações simples sobre a empresa e que não tem muito conhecimento de internet. O que impediria de convocar seu filho micreiro para fazer isso para ele em qualquer um dos sites acima?

Você pode dizer que isso já ocorre com qualquer site porque os softwares piratas no Brasil são extremamente fáceis de adquirir. Eu sei disso. Mas a presença de serviços gratuitos online apenas aumenta ainda mais essa concorrência. Além de você como webdesigner estudado e treinado, existe o “micreiro” metido a hacker, o usuário dos sites acima e qualquer outra pessoa que saiba mexer no word e que resolva arriscar no sites acima. Porque contratar você se os outros são mais baratos?

Eu sei que existem diferenças grandes entre o profissional de webdesign e o resto, mas quem disse que a pessoa que te contrata tem conhecimento do que pode ser feito por você e do que é feito por um “micreiro”? Pode começar a estudar ainda mais sobre web e começar a montar um diferencial maior porque a concorrência que já era grande, ai ficar maior ainda. Porque agora, todos os pseudo designers agora não precisarão ter o dreamweaver e o photoshop, eles só vão precisar de um browser.

0 thoughts on “Para que webdesigners?”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.