Skip to content

1% Better Every Day: James Clear fala sobre melhorar todos os dias

  • Video
  • 5 min read

No video abaixo, chamado de 1% Better Every Day, James Clear fala sobre as pequenas mudanças que podemos fazer no nosso dia a dia e nos nossos hábitos que podem melhorar a sua vida. A ideia não é nada inovadora mas explica uma metodologia interessante que me surpreendeu de um jeito bem positivo.

Tudo começa contando a história de como a equipe de ciclismo britânica conseguiu sair de uma sequência constante de fracassos em competições internacionais com a chegada de um novo treinador. Responsabilidade de Sir Dave Brailsford que foi liderar a equipe em meados de 2002. Ele tinha um objetivo muito simples: esquecer da perfeição e focar no progresso constante. Foi assim que ele usou de técnicas de ganhos marginais para fazer com que a equipe Britânica de ciclismo ganhasse 70% das medalhas de da Olimpíada de Beijing, em 2008. A mesma coisa aconteceu quatro anos depois, na Olimpíada de Londres.

James Clear fala sobre como algumas técnicas de ganhos marginais podem melhorar seu dia a dia, seu trabalho, sua rotina e sua saúde. Para ele, são necessários 4 pensamentos para fazer com que isso comece a acontecer. Em inglês, ele chama de Noticing, Wanting, Doing e Liking. E que poderia ser traduzido de alguma forma como Observar, Querer, Fazer e Gostar. Não tem uma sonoridade tão boa quanto no inglês mas você entendeu meu ponto.

Você precisa planejar o que você quer fazer. Você precisa querer fazer essa mudança. Você precisa fazer o trabalho duro e precisa gostar dos resultados. James Clear fala sobre isso na prática quando ele usa o exemplo da sua rotina de trabalho. A partir de 2012, ele passou a publicar dois artigos por semana. Toda segunda e quinta feira, ele publicaria um artigo no seu blog. Esse artigo poderia ser feito de 3 frases ou de duas mil, o objetivo era publicar algo e transformar essa rotina em algo prazeroso e que trouxesse resultados.

Outro ponto interessante da conversa de James Clear é como ele fala sobre o ambiente onde você vive guiando sua rotina. O exemplo que chamou minha atenção veio da forma com a qual as salas da maioria das casas dos Estados Unidos são voltadas ao redor de uma televisão e como isso acaba fazendo com que as pessoas assistam ainda mais televisão. Como a decoração da sua casa poderia guiar sua rotina se ela não voltasse todo o foco de um cômodo para uma atividade passiva como assistir tv? E se sua sala de estar fosse projetada para implementar um hábito de leitura?

Outro exemplo que ele usa e, pelo menos para mim, parece meio estúpido, é a forma com a qual ele usa um smartphone sem nenhum aplicativo na tela inicial. Ele acredita que colocar mais etapas na frente de seus canais de social media faz com que ele não queira usar desses canais tanto quanto poderia. E isso chega a um nível semi absurdo quando ele diz que sua assistente faz o reset de suas senhas toda semana e só deixa ele ter acesso a suas redes durante alguns dias da semana. Ou seja, acho que ele tem um problema aqui e não sei se essa é a melhor forma de tratar disso mas… Ele só quer inserir dificuldades nos hábitos ruins. Simples.

James Clear também fala sobre como, muitas vezes, o maior problema é começar algo. Como nossas mentes acabam ficando focadas na perfeição e no fracasso e como o medo que temos dessas duas coisas acabam deixando tudo mais difícil. Algo que eu acredito que todo mundo deve ter sofrido em algum momento da vida. Às vezes, o foco deve ser apenas no início de um novo hábito e não no objetivo final. Afinal, se você não começar, o objetivo vai ficar cada vez mais distante.

Para fechar tudo, James Clear fala sobre como é continuar com seus hábitos através dos dias devido aos resultados que você está alcançando. Sua teoria é chamada de Estratégia Seinfeld onde ele usa de um conselho dado pelo comediante americano para criar hábitos de escrita. Seu conselho é o de adquirir um calendário e marcar cada dia onde você conseguiu escrever piadas por 15 minutos. Alguns dias vão ser mais difíceis do que os outros mais depois de um tempo, você começa a ver uma série de acertos. Depois de um tempo, você não quer mais perder essa série de sucessos. Os ganhos marginais vão se transformando em resultados de médio prazo e você vai desenvolvendo uma rotina que só pode ajudar nos seus objetivos de longo prazo. Parece complicado mas você só precisa começar para ver o que você consegue fazer.

A conversa de James Clear pode ser vista como mais uma dessas palestras inspiradoras que não servem para nada a não ser existir online. Mas, não sei, esse vídeo foi mais interessante do que o normal e, por isso mesmo, acabei publicando por aqui. Quem sabe ele não ajuda alguém a sair de um círculo de procrastinação?


James Clear é um autor, fotógrafo e levantador de pesos. Ele estuda pessoas de sucesso em disciplinas diferentes e gosta de estudar seus hábitos, suas rotinas e como elas se tornaram algumas das melhores em suas áreas.

1% Better Every Day: James Clear fala sobre melhorar todos os dias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.