Skip to content

Following, o primeiro filme do Christopher Nolan

  • cinema
  • 3 min read

Quando penso no primeiro filme do Christopher Nolan, Memento sempre vem a minha cabeça. Lembro bem de assistir o filme quando lançou, em meados de 2000, e até de ler o roteiro do filme online numa tentativa de entender melhor que foi que tinha acontecido naquele filme.

Mas, estou errado quando penso que Memento é o primeiro filme do Christoper Nolan. Esse título está com Following que eu acabei de assistir nesse domingo frio aqui em Berlim.

Following, o primeiro filme do Christopher Nolan

Following foi lançado no início de 1999 nos Estados Unidos e acabou chamando muita atenção dos críticos de cinema. Filmado com um orçamento minúsculo de cerca de seis mil dólares, em um curso de cinema, Following é em preto e branco e parece ter sido filmado com um grupo de amigos de Christopher Nolan. Não que esses amigos sejam atores de qualidade duvidosa, o que não são. Mas, acredito que todos tiveram Following como primeira, ou uma das primeiras, experiências dramáticas.

Quando penso no primeiro filme do Christopher Nolan, Memento sempre vem a minha cabeça. Mas estou errado. Esse título fica com Following.Assim como Memento, Following não é mostrado de forma cronológica. Muitas das suas cenas aparecem de um jeito estranho, com cabelos aparecendo de formas diferentes e machucados de brigas só ficando claros depois. No começo, achei essa forma não cronológica um pouco estranha mas, com o passar dos minutos, tudo pareceu fazer sentido. Afinal, o texto, as falas e a forma com a qual Following é escrito é fenomenal. Adicionando ainda o lado não cronológico acaba transformando esse filme em um thriller de suspense onde você precisa saber o que vai acontecer depois. Tudo fica ainda mas empolgante quando os dez minutos finais parecem explicar melhor tudo que aconteceu. Mesmo não deixando muitas pistas do porquê de tudo.

Para um filme com um orçamento tão pequeno, Following é uma obra prima. Quando você passa a fazer uma comparação com outros filmes mais novos e com orçamentos muito maiores, você percebe o quão bom Christopher Nolan é de verdade. Afinal, aqui estou eu elogiando um filme de quase 20 anos, filmado numa escola de cinema e por um valor que não compraria um carro de qualidade.

Resumindo, Following é um filme curto e com uma história que vai deixar você grudado na televisão. Vale muito a pena assistir e prestar atenção na trilha sonora criada por David Julyan que acabou trabalhando em outros filmes do Nolan como Memento e The Prestige além de The Cabin in the Woods entre outros. Ou seja, eu acredito que você deveria assistir esse filme sendo fã do Christopher Nolan ou não. Following, o primeiro filme do Christopher Nolan, vale a pena ser visto, mesmo no youtube.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.