Skip to content

iPod, 13 anos

  • apple
  • 3 min read

iPod Photo

Hoje, o iPod comemora seus 13 anos de vida. Uma vida cheia de acontecimentos que teve seus altos e baixos mas que acabou mudando muita coisa na história do consumo de música.

Quando me lembrei desse acontecimento, fiquei pensando do que eu lembro do lançamento do iPod, lá em 2001. Um pouco mais de um mês depois do ataque de 11 de setembro e todo mundo ainda estava meio sensível com tudo. E foi nesse mundo que o Steve Jobs resolveu mudar o mundo e lançar a primeira versão do iPod, aquela que funcionava com fireware e apenas em computadores da Apple.

Eu estava no meu terceiro período na faculdade, nos meus contatos mais pesados com a estranha interface do OS9 e lembro bem desse lançamento. Meu pai tinha acabado de comprar para mim um pen drive de 128 megas e eu estava me achando o cara mais moderno do mundo. Mas, ao ver esse video abaixo, não sei dizer se era moderno mesmo ou se eu que não sabia o que estava pensando.

Fui ter meu primeiro iPod lá no ínicio de 2006. Minha namorada na época resolveu comprar um iPod Photo para que a gente pudesse escutar música em casa. Acabou que nunca fizemos isso e eu acabei adotando o iPod para escutar música na minha ida para o trabalho. O tempo foi passando e eu acabei ficando com o iPod e, hoje, ele está aqui na minha frente.

Oito anos depois e esse iPod Photo, o primeiro com tela colorida, ainda funciona. A bateria dele não dura mais muito mas ele funciona. Se eu quiser escutar alguma das músicas que existem dentro dele, eu preciso manter ele conectado na tomada mas… Isso não é um problema. O problema era quando você apertava alguma coisa errada e formatava tudo. Perder músicas por erro de interface, quem nunca?

Lembro muito bem de como era fácil escutar músicas nesse iPod. Lembro dos joguinhos medíocres que estavam por lá e me entretinham durante as filas de bancos que eu precisava ir. Lembro bem de como esse iPod fez com que meu interesse em tecnologia crescesse mais a cada dia. Devo muito a esse iPod e só lembrei disso agora.

powerbook + ipod

O problema do iPod é que eu não faço mais download de músicas. Atualmente, eu uso o RDIO para consumo de músicas. Não lembro quando foi a última vez que abri o iTunes, sem ser por acidente, querendo escutar músicas. E olha que eu já tinha baixado o iTunes antes mesmo de ter um iPod só pela forma com a qual ele organizava músicas.

Os tempos mudaram e eu não escuto música da mesma forma que antes. Acredito que você também deve estar fazendo isso e fico pensando o que a Apple vai fazer com isso e como o iPod vai sobreviver num mundo onde ele não precisa mais existir. Fico pensando qual vai ser o próximo passo da Apple para resolver isso tudo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.