Bas Berkhout faz filmes para o site Like Knows Like que já acabou aparecendo no meu blog de design algumas vezes. Mas estou aqui para falar do vídeo que ele fez entrevistando o grande Oliver Jeffers sobre sua vida, seu trabalho e como sua infância em Belfast influenciou seu trabalho hoje em dia.
Oliver Jeffers
In this short, made by filmmaker Bas Berkhout, multiple award winning artist Oliver Jeffers shares how his son – and his own childhood – has influenced his art. Sound design by Peter Stoel, watch with headphones!
Não conhecia o trabalho de Oliver Jeffers até maio desse ano, quando fui assistir uma de suas palestras durante o Typo Berlin 2017. Foi naquele momento que me apaixonei pelo seu trabalho, pela sua criatividade e pela forma com a qual ele conta suas histórias. Acredito que, mesmo não tendo estado lá, você pode entender o que eu quero dizer no vídeo acima.
Oliver Jeffers nasceu na Irlanda do Norte e cresceu numa Belfast ainda em crise. Essa foi o cenário da sua infância. Em casa, sua mãe sempre passava os dias de cama devido a uma doença incurável que acabou levando sua vida quando ele ainda era novo. Foi no quarto onde ela viveu e morreu que ele fez o que viria ser seu primeiro livro de figuras. E funcionou bem já que, depois de alguns anos de trabalho, ele já criou mais de uma dezena desses.
Seu último livro é um pouco mais pessoal já que começou como uma forma de explicar para seu filho, como que o mundo funciona e como que ele poderia viver melhor. Oliver Jeffers começa por partes, explicando como que a terra é dividida entre locais secos e lugares molhados. Como estamos flutuando num espaço infinito e como que podemos viver uns com os outros.
É, sou fã do trabalho de Oliver Jeffers e você deveria conhecer mais do seu trabalho. Vale muito a pena.