Skip to content

The Engines That Came In From The Cold

  • cinema
  • 2 min read

Depois do fim da Guerra Fria e da União Soviética, muito do que acontecia dentro daquele país acabou sendo explorado por outros países. Uma dessas coisas que foram exploradas depois de descobertas foi a tecnologia de foguetes criados pelos soviéticos. Afinal, eles estava muito a frente dos americanos quando se trata da corrida espacial.

Esse documentário passou no Channel 4 britânico e conta um pouco da história por trás do desenvolvimento e produção do NK-33. Esse é o nome dos motores que foram criados durante os anos da União Soviética para fazer com que o foguete russo chegasse a lua. Esse motor era tão a frente do seu tempo que sua tecnologia acabou sendo comprada por empresas americanas quase 30 anos depois do desenvolvimento dos mesmo.

Você consegue imaginar isso? Os soviéticos usavam de um sistema de propulsão de foguetes que estava anos a frente do que os americanos, japoneses e europeus estavam fazendo. A tecnologia deles era tão a frente do tempo que acabou se tornando parte do que é usado hoje nos foguetes que enviam satélites ao espaço.

Além de mostrar um pedaço da história do mundo que muita gente desconhece, The Engines That Came In From The Cold ainda mostra raras filmagens do programa espacial soviético e de Vasily Mishin e Boris Chertok, figuras chaves na conquista do espaço.

O que eu gosto de ver no documentário é como a forma de pensar soviética conseguiu repensar um processo de combustão que todo mundo sabia que seria possível mas que ninguém arriscou fazer. Algo inovador e extremamente importante para a tecnologia espacial de hoje. E é o mínimo que poderíamos esperar do país que conseguiu levar o primeiro homem para o espaço, realizou a primeira caminhada fora de uma nave espacial, construiu a primeira nave a orbitar a lua e o primeiro satélite artificial.

Assista The Engines That Came In From The Cold direto no youtube.

A imagem aqui desse artigo foi retirada daqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.